Amazonino vai criar a Secretaria Municipal de Agricultura e implantar ações para impulsionar o setor primário - AMAZON NEWS NO AR

Amazonino vai criar a Secretaria Municipal de Agricultura e implantar ações para impulsionar o setor primário


 O candidato a prefeito pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, pretende implantar ações para impulsionar o setor primário em Manaus. Uma das primeiras medidas que irá adotar, se for eleito, é criar a Secretaria Municipal de Agricultura, órgão específico para cuidar do setor, dando condições para que o produtor possa investir, contando com linhas de financiamento, escoamento da produção e assistência técnica necessários para alavancar os negócios, gerando emprego e renda na cidade.

 O setor primário, conforme explica Amazonino (PODEMOS), é um dos que mais emprega no Brasil e a intenção é criar, a partir da Secretaria Municipal de Agricultura, as condições para que possa produzir e também impulsionar a contratação de mão de obra em Manaus. No Amazonas, o setor primário emprega 400 mil pessoas, sendo 80 mil na capital.

 Manaus tem cerca de 2,2 milhões de habitantes e, segundo Amazonino Mendes, mais de 80% dos produtos alimentícios que a população consome vem de outros estados. “É preciso estimular a produção e criar as condições para que possa crescer”, destacou o candidato.

 Para cada real investido na agricultura, disse ele, cinco volta em forma de emprego, renda e ocupação econômica. “A agricultura é uma grande opção de ocupação de mão de obra e hoje o maior problema do Brasil é o desemprego, crise que também atinge a nossa cidade”, afirmou.

 Com a criação da Secretaria Municipal de Agricultura, Amazonino Mendes destaca que será possível implantar programas para auxiliar os pequenos produtores com a mecanização e o preparo de área, por exemplo, além da orientação técnica. “Vamos aumentar a produção de hortaliças e fruticultura na zona rural, fazendo a aplicação do calcário e outros insumos, para que o produtor obtenha os índices de produtividade necessários para a sustentabilidade da atividade”, observou.

 Para melhorar o escoamento da produção, ele considera que é preciso pavimentar e recuperar os principais ramais, de forma a permitir a trafegabilidade dos veículos durante todo o ano, independente de estação climática. “Atualmente, muitos ramais estão intrafegáveis, dificultando o escoamento da produção agrícola”, completou.

 

 Capital das Flores Tropicais

 A Secretaria Municipal de Agricultura também abrangerá ações de incentivo à criação de pequenos animais; fomento às hortas caseiras e municipais e ao plantio de flores tropicais.

 “A ideia é transformar Manaus na Capital das Flores Tropicais da Amazônia, dando condições para os agricultores ampliarem a comercialização do produto no mercado nacional e internacional. A proposta é similar ao que ocorre com o município de Holambra, em São Paulo, que sobrevive praticamente com a exportação de flores”, comparou.

 Amazonino anunciou que também pretende realizar a Exposição Agropecuária de Manaus (ExpoManaus), com espaço para lazer, apresentação e venda de produtos e geração de negócios.

 Ele citou como uma das ações que colocará em prática para impulsionar o setor e, ao mesmo tempo, ajudar famílias em situação de risco alimentar, o estabelecimento de convênio com o governo federal, para criação, em Manaus, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

 Com a criação do PAA Manaus, a prefeitura vai operar o sistema no município, cadastrando os produtores e intermediando a compra dos produtos, que são adquiridos pelo governo federal para abastecer as entidades filantrópicas conveniadas e para os programas sociais. 

  A prefeitura pretende também ampliar a oferta de merenda escolar regional nas unidades municipais de ensino, incentivando os agricultores locais, para que aumentem a capacidade produtiva.

 

 Animais

 Para os setores de piscicultura, avicultura e suinocultura, caso seja eleito, Amazonino vai implantar uma série de medidas de apoio técnico e financeiro, além de buscar alternativas para viabilizar o barateamento dos principais insumos, como milho e soja, alimentos imprescindíveis para a criação dos peixes, aves e suínos.

 Amazonino pretende, ainda, recriar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com a emissão de selo de qualidade aos produtos locais que tenham como matéria-prima suínos, caprinos e bovinos. O objetivo é garantir a segurança alimentar, atestando que os produtos foram bem manipulados e higienizados, cumprindo todas as exigências sanitárias.

 

 Redes Sociais

 Amazonino Mendes disputa a eleição em chapa puro sangue com o deputado estadual Wilker Barreto (PODEMOS). Para acompanhar o candidato nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM - 92.99304-1919).

 

Fonte e Foto: Divulgação


 

Nenhum comentário