Ao todo, 24,76 toneladas de sementes de milho para produção de grãos, variedade BRS 4157 Sol-da-Manhã, serão destinadas a 27 municípios (28 unidades locais do Idam) para distribuição. De acordo com o Idam, as sementes foram adquiridas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade de aquisição de Sementes (PAA Sementes), operacionalizado pela Conab com recursos oriundos do Ministério da Cidadania.
O valor do recurso para aquisição das sementes é de aproximadamente R$ 500 mil e atende a quesitos específicos do edital de chamada pública que, respeitando critérios técnicos, escolheu a Associação dos Camponeses e Camponesas do Estado do Sergipe (Accese) como fornecedor das sementes.
“A produção de milho no estado tem o foco na matéria-prima para utilização na alimentação humana e na fabricação de ração para uso na produção animal. E também não temos produtores credenciados no Ministério da Agricultura para a finalidade de fornecimento de semente de milho”, lembrou Petrucio.
De acordo com Petrucio, o PAA Sementes é um programa muito importante para a agricultura familiar, pois aves, peixes, suínos e bovinos consomem essa ração.
“Principalmente agora, em tempos de pandemia, observamos a alta do preço do milho. Essa semente chegará em boa hora para os nossos produtores rurais do Amazonas”, esclareceu ele.
Na avaliação da diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, a produção de milho no estado é significativa para a agricultura familiar, considerando o tamanho da área ocupada e a disponibilidade de mão de obra dos mesmos, como também as possibilidades de comercialização. “O Idam, como responsável pela entrega das sementes e pela orientação para o plantio, deve ficar atento a alguns pré-requisitos, como a questão da DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-Pronaf) ativa, necessária na prestação de contas junto à Conab”, acrescentou.
As sementes de milho ficarão armazenadas em dois polos, Manaus e Humaitá. Os municípios a serem contemplados são: Boca do Acre, Lábrea, Pauini, Apuí, Humaitá, Manicoré, Santo Antônio do Matupi-Manicoré e Novo Aripuanã, com um total de 9,94 toneladas de sementes, distribuídas por meio da base do Sistema Sepror em Humaitá.
O restante das sementes, totalizando 14,82 toneladas, será distribuído por meio da base localizada em Manaus e encaminhado para Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Alvarães, Juruá, Jutaí, Tefé, Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Itamarati, Ipixuna, Borba, Autazes, Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara e Silves.
“Com isso, a perspectiva de produção será de 3.466 toneladas de grãos de milho, que fornecerão matéria-prima para utilização na alimentação humana e na fabricação de subprodutos no uso na produção animal, fortalecendo assim a cadeia produtiva da cultura do milho no Estado do Amazonas”, afirmou Pedro Chaves.
FOTOS: Mayana Tomaz/Sepror
Tags
Amazonas