Ações realizadas incluem palestras, atendimentos psicossociais e cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em 2019, intensificou as ações de prevenção à violência contra mulheres no estado. Ao todo, 15.800 pessoas foram alcançadas em atividades como palestras, atendimentos psicossociais, abordagens de conscientização e cursos de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Um dos destaques do primeiro ano de gestão é a unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, Idoso e Criança (Samic) inaugurada em Itacoatiara, no mês de junho. No local, a Sejusc oferece atendimento social, psicológico, jurídico, rodas de conversa sobre violência doméstica, familiar e abordagens informativas sobre a rede de serviços.
Mais de 400 mulheres também foram cadastradas no aplicativo Alerta Mulher, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e Sejusc. A plataforma faz o monitoramento por GPS e garante o atendimento imediato à ocorrência.
De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, as políticas de prevenção à violência no estado têm gerado resultados positivos.
“Estamos expandindo o atendimento às vítimas de violência, tanto na capital quanto no interior, e principalmente na questão preventiva, com ações de conscientização e educação nas escolas, por exemplo”, destaca a titular da pasta. “O governador do Amazonas, Wilson Lima, também aumentou o número de delegacias na capital, que cresceu de uma para três”.
A Sejusc também ampliou os projetos de autonomia e renda para as mulheres atendidas no Cream, certificando 168 delas em diversos cursos e intermediando o acesso de 200 mulheres ao Programa Crédito Solidário, do Fundo de Promoção Social (FPS) e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), entre elas moradoras do interior do município de Itacoatiara, Parintins e Tabatinga.
Articulações – Em 2020, seis novas unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher, Idoso e Criança (Samic) serão inauguradas no interior do estado.
Outra ação que reforça o combate à violência contra a mulher é a Lei 4.906, de 26 agosto de 2019, sancionada pelo governador Wilson Lima. A partir desta data, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar passaram a ter prioridade para atendimento no Instituto Médico Legal (IML), visando a realização de exames periciais para constatação de agressões e outras formas de violência física.
O Governo do Amazonas também articulou junto à bancada federal, com destinação de emenda impositiva no valor de R$ 10 milhões para a construção da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas. A previsão é que as obras iniciem ainda neste ano.
FOTOS: Divulgação/Sejusc
Tags
Campanhas