Farmacêutica Suely Chagas é homenageada na Aleam pelo trabalho desenvolvido no ICAM







 Pelos serviços prestados na área da farmácia, com a implantação do método Dose Unitária de Medicamentos, no  Instituto da Criança do Amazonas (ICAM), a farmacêutica  Suely Oliveira Chagas,  52 anos, recebeu , nesta quarta-feira (14), a medalha Ruy Araújo. A propositura foi de autoria da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP).

 Para Dra. Mayara, a homenagem de hoje é mais do que especial e justa, e sim uma lição de vida, pois mesmo portadora de Osteogênse Imperfeita, síndrome conhecida como doença dos ossos de vidros, Suzy ou Lily como é carinhosamente conhecida, nunca desistiu e construiu o próprio destino. “Ela é a responsável pelo inovador método de dose unitária de medicamentos, gerando uma economia de mais de 40% nos custos de medicação e, principalmente, garantindo que vidas sejam salvas todos os dias”, ressaltou a parlamentar.

 O trabalho desenvolvido por Suely no ICAM é tão importante que a Dose Unitária é feita em apenas 1% dos hospitais em todo o Brasil.  Toda a medicação que é preparada na farmácia, segue o protocolo e a dose é feita conforme a necessidade do paciente, ou seja, aumentando a segurança e eficiência no tratamento. Importante lembrar que as prescrições médicas são checadas em 100 % antes da aplicação.

 De acordo com a Suely Chagas, o sonho é de que este método cresça e amplie o campo de atuação não só no instituto, bem como em todo o estado. Hoje, pelo menos 17 tipos de medicamentos são manipulados no ICAM.  “O processo de implantação da Dose Unitária está em fase de conclusão: provavelmente somos o único hospital do mundo que faz esse serviço sem um sistema informatizado, dispondo de pouca estrutura, Rh e espaço. Espero que esta homenagem seja um início para a ampliação deste projeto”, explicou Suely.

 Mayara Pinheiro disse que enquanto estiver na Casa, não vai medir esforço para que a Dose Unitária chegue a mais hospitais do Amazonas. “Sem dúvida, é um método mais seguro e econômico. O ICAM é um case de sucesso e tudo que dá resultado, precisa de mais apoio. E com certeza, esse será um compromisso durante meu mandato”, afirmou  a deputada.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Dep. Mayara Pinheiro
Foto: Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem