Amazonenses poderão ter plataforma digital irrestrita para acompanhar obras públicas









 Um Projeto de Lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), dispõe sobre a criação da plataforma “Acompanhamento irrestrito das Obras Públicas”, em endereço eletrônico único, para consulta, acompanhamento e andamento das obras públicas custeadas com recursos públicos federais e estaduais.

 A sugestão é de que seja uma plataforma digital disponível em portal de transparência ou site único e específico, do governo do estado, com acesso livre a qualquer cidadão ou instituição interessada em consultar e acompanhar o andamento das obras em curso no estado. 

 "A proposta se justifica por conta das constantes modificações na esfera social, política, econômica e a velocidade com que a informação está fluindo na Internet. Isso impõe aos gestores públicos um novo olhar de mudanças nas estruturas e comportamentos de uma sociedade globalizada, com cidadãos cada vez mais conscientes, que podem e devem fiscalizar a conduta do gestor e o gasto do dinheiro público", diz o deputado em justificativa do Projeto de Lei.

 Na plataforma digital poderão conter informações referentes aos custos, editais, contratos, objeto da contratação georreferenciamentos e coordenadas geográficas, que possibilitem o acompanhamento individual e agregado de cada etapa da obra em andamento, assim como a empresa executora com identificação do nº de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, as etapas, fornecedores, equipe e técnico responsável, etc.




Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Adjunto Afonso
Foto: Emerson Oliveira

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem