TSE mantém Pongó fora, Tico no governo interino e decreta nova eleição em Caapiranga.
Por unanimidade o Pleno do Pleno do Tribunal Superior Eleitoral, manteve neste terça-feira a cassação do mandato de Antônio Lima-Pongó e seu vice, Moisés Filho-Canarana, e mantendo a realização de nova eleição no município de Caapiranga.
Assim que o acórdão do TSE for publicado e o desembargador João Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas for comunicado, ele deverá marcar a realização de novas eleições em Caapiranga.
O vereador Francisco Braz-Tico Braz, (DEM), presidente da Câmara Municipal de Caapiranga, continua a frente da prefeitura do município, até que nova eleição seja realizada para eleger prefeito tampão.
O caso
Pongó e Moisés, foram afastados do cargo em outubro do ano passado, quando o TRE-Tribunal Regional Eleitoral decidiu por unanimidade cassar os diplomas de Pongó e Moisés. Segundo o TRE, Antônio Lima disputou a eleição de 2016 mesmo tendo condenação judicial em segunda instância e com trânsito em julgado, em agosto de 2014, em uma ação de improbidade administrativa, que fez o então prefeito a perder os direitos políticos por quatro anos.
Tags
Cidades