Análise sobre o desastroso concurso público em Manacapuru


"DIAS MELHORES ESTÃO POR VIM"
UM EMPREGO É IMPORTANTE?

Essa pergunta aparentemente inocente ganha muito significado, quando o que está em jogo é a sua sobrevivência e o bem estar da sua família. Considerando a novela que se tornou o concurso público de MANACAPURU resolvi escrever esse texto para que possamos entender melhor o assunto. Lhe convido a ler para ao final tirar suas conclusões.

Parece que o entendimento do governo municipal não consegue alcançar a verdadeira dimensão da importância que tem um concurso público em uma cidade como a nossa, carente de oferta de emprego e de oportunidades de trabalho, em especial para os jovens recém formados, que enxergam no serviço público uma grande oportunidade de realização profissional. Ou é isso, ou o governo do nosso município tem dificuldades em saber o real significado do termo GESTÃO PÚBLICA, motivo pelo qual vive confundindo alhos com bugalhos, como diriam nossos patrícios portugueses.

De um modo ou de outro, os maiores prejudicados são os candidatos, que de boa fé, celebraram o anuncio do concurso público da Prefeitura de Manacapuru como a chance de conseguir um emprego honesto no setor público. Com esse propósito muitos fizeram grandes sacrifícios. Para pagar a taxa de inscrição alguns tiraram o último recurso de que dispunham. outros deixaram de comprar o pão, privando seus filhos daquilo que é mais sagrado na vida, o alimento, enquanto outros se socorreram de parentes, ou pediram emprestado a algum amigo, contraindo assim uma pequena dívida.

Depois de inscritos, os candidatos passaram dias e dias debruçados sobre livros, estudando horas a fio se preparando para fazer as provas, para ao final descobrir que o tal concurso não passava de um embuste.
Mas o governo do município parece não se importar com nada disso uma vez que não consegue encontrar uma solução para o problema, preferindo inventar desculpas e apontar culpados.
Por isso, na condição de cidadão de Manacapuru empresto minha voz em favor dos candidatos prejudicados, para dizer que na gestão pública não há tantos segredos assim. Quando não se tem inteligência suficiente para ser criativo, basta ser obediente e seguir  o que diz a lei. Fazendo isso evita-se cometer erros tão primários.
Mais que isso, lembro aos membros do governo municipal envolvidos no concurso, que não se trata apenas de um emprego, mas sim dos sonhos das pessoas, e que com sonhos não se brinca. Por isso, atentem para o fato de que prejudicar as pessoas frustrando seus sonhos não pode ser um bom caminho. Um governo que brinca com os sonhos de sua gente não pode alcançar êxito.
Quanto à pergunta inicial, se um emprego é importante, pense nas inúmeras horas perdidas pelos candidatos em seus estudos, nos diversos planos feitos, na expectativa de melhoria de vida gerada nas famílias, nos gastos efetuados, na angústia , na espera, e nas milhares de coisas que poderiam ter sido realizadas se o concurso tivesse sido realizado, e se os candidatos aprovados já estivessem trabalhando. Pensando nisso é possível que você consiga encontrar uma boa resposta.

" Eu acredito no dia em que Manacapuru será um município modelo para o Brasil. Quando esse dia finalmente chegar haveremos de viver em um lugar onde reina a liberdade, a segurança, a fraternidade e a confiança!"
Sim Manacapuru, eu acredito !
Se você vê algum sentido nessas palavras compartilhe esse texto com seus amigos, e ajude a fazer do Brasil, um país melhor para todos os brasileiros.

Por: Sidney Seixas - Novembro de 2018
O autor é Cientista Político graduado pela Universidade do estado do Amazonas - UEA. e pós graduando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem