Festival Internacional de Flautistas em Manaus: uma celebração à música e à história
O evento contará com apresentações de músicos nacionais e internacionais, com o apoio da Secretaria de Cultura (SEC)
Após ter sido sediado em diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador, o 20º Festival Internacional de Flautistas (20º FIF Abraf) retorna a Manaus entre os dias 6 e 9 de junho de 2024. A apresentação de abertura do festival acontece nesta quinta-feira (06/06), às 20h, no Teatro Amazonas, com a Amazonas Filarmônica, maestro Cláudio Abrantes e os solistas Andrea Ernest Dias, Cássia Carrascoza, Danilo Mezzadri, Ivo Shin, Michel Bellavance e Elismael Lourenço.
Organizado pela Associação Brasileira de Flautistas (Abraf), o festival marca a celebração dos 30 anos de existência da associação e promete enriquecer mais ainda a cena musical brasileira. O festival conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Responsável pela produção e coordenação do 20º Festival Internacional de Flautistas, Arley Raiol é flautista da Amazonas Filarmônica há 20 anos, além de ser professor de flauta, maestro do Coral de Flautas do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e maestro do Coral da Aliança Francesa de Manaus. Raiol também é membro da diretoria da Associação Brasileira de Flautistas (Abraf), realizadora do festival.
Ao longo de três décadas, a associação realizou 19 festivais internacionais, contribuindo significativamente para a difusão da flauta no Brasil.
Programação e Atividades
O festival será dividido em dois eixos principais. No eixo de Formação e Aperfeiçoamento Musical serão realizadas 7 masterclasses, 12 oficinas (incluindo Criação e Composição, Improvisação, Choro e Pífano), palestras e apresentações de trabalhos científicos, práticas musicais coletivas, incluindo a Orquestra de Flautas da Abraf, e apresentações musicais.
A programação inclui também 12 apresentações gratuitas e abertas ao público, com participação de flautistas nacionais e internacionais
Os eventos ocorrerão em diversos locais, incluindo o Teatro Amazonas, Teatro Icbeu, Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça.
Dentre os flautistas renomados de várias partes do mundo que participarão do 20º Festival Internacional de Flautistas, incluem-se Michel Bellavance (Suíça), Fernando Brandão e Wendy Rolfe (EUA), Danilo Mezzadri (EUA), Victor Somma (Bélgica), entre vários outros, destacando flautistas brasileiros como Cássia Carrascoza e Raul d’Avila.
Além disso, a Orquestra Amazonas Filarmônica, a Orquestra de Câmara do Amazonas e a Amazonas Band participarão das apresentações, acompanhando artistas convidados.
Outros apoiadores incluem o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos em Manaus (Icbeu), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Sistema Encontro das Águas – Rádio e TV, que transmitirá ao vivo as apresentações de abertura e encerramento para 40 municípios do Amazonas.
Participação e Inscrições
As apresentações musicais são abertas ao público. Para participar das atividades pedagógicas, é necessário se inscrever no site da Abraf (https://abraf.org/) ou presencialmente no Teatro Icbeu.
Destaques Regionais
Ainda dentre os músicos que devem se apresentar no festival, destacam-se talentos locais como Tâmila Freitas e Abner Américo, ambos com trajetórias consagradas na música. Tâmila Freitas é graduada pela Universidade do Estado do Amazonas e possui um currículo extenso e internacional.
Abner Américo também é um dos destaques do festival, tendo sido recentemente aprovado em primeiro lugar na Orquestra Sinfônica de Campinas, ele fará duas apresentações no dia 8 de junho e uma apresentação de encerramento, ao lado de Tâmila Freitas, no dia 9 de junho no Teatro Amazonas.
O 20º Festival Internacional de Flautistas da ABRAF promete ser uma grande celebração da música, mostrando a importância do evento para o cenário cultural da cidade. Para mais detalhes sobre a programação e inscrições, visite os sites www.abraf.org e www.icbeu.com.
Fonte: SEC
Foto: Divulgação
Nenhum comentário