O prefeito David Almeida destacou, durante entrevista concedida ao portal Fatos Marcantes, nesta terça-feira, 28/5, que houve um aumento significativo da cobertura da Atenção Primária à Saúde, que saiu dos 42% quando assumiu, chegando aos atuais 84%. Segundo David, esse resultado foi obtido com investimentos feitos na saúde, como a reforma de unidades de saúde, entrega das cinco novas Unidades de Saúde da Família (USF), de porte 4, ampliando a capacidade de atendimento, além de outras melhorias como a valorização dos servidores da área e novo concurso público.
“Nós tínhamos 42% de cobertura de saúde básica na cidade de Manaus, e fomos a cidade que mais sofreu em função da sua estrutura de saúde ser totalmente localizada somente aqui, e isso expôs essa fragilidade da estrutura. Nós tínhamos um dos piores serviços de saúde básica do Brasil, hoje, nós demos a volta por cima. Fizemos um concurso público para mais de 2 mil pessoas, ampliamos a cobertura de saúde básica de 42% para 84%, reformamos UBS e melhoramos a situação financeira dos nossos servidores. Hoje pagamos um dos melhores salários do Brasil para os servidores da saúde”, disse Almeida.
Durante a entrevista, o chefe do executivo municipal também reforçou sobre a atribuição da administração municipal, na divisão de responsabilidades dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O compromisso da Prefeitura de Manaus é com a atenção primária. Nós temos as três esferas de poder, federal, estadual e municipal, aqui o que é a responsabilidade da prefeitura são as unidades básicas de saúde, e a maternidade Moura Tapajóz. Nós não administramos o hospital 28 de Agosto, nós não cuidamos do João Lúcio, não cuidamos do Platão Araújo, essas estruturas de média e alta complexidades são administradas por outros entes. Então não se pode confundir a atenção primária com média e alta complexidades”, complementou.
O prefeito ainda citou que nessa área, a capital possui destaque em nível nacional, como líder do Previne Brasil, ranking do Ministério da Saúde que mede a capacidade de atendimento de saúde das capitais, e serve de parâmetro para o financiamento das ações de saúde executadas em nível municipal. A capital amazonense ocupa o topo da lista entre as capitais desde o último quadrimestre de 2021.
“Na atenção primária, segundo o Ministério da Saúde, Manaus tem os melhores serviços dentre as capitais. Portanto, nós somos a cidade número 1 em atenção primária, temos que fazer as pessoas entenderem isso. Daquilo que é responsabilidade da prefeitura, nós temos a melhor atenção primária do Brasil, e estamos trabalhando para ampliar”, concluiu Almeida.
Mais melhorias
Outras 19 reformas e construções de unidades de saúde estão em curso, sendo sete de grande porte. Além disso, fazem parte do plano de obras do município mais 31 construções, reformas e revitalizações na área da Saúde, programadas pela gestão municipal para reduzir vazios assistenciais, auxiliar na elevação da cobertura da atenção básica e ampliar com qualidade os serviços prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
Fonte: Semcom
Foto: Divulgação