Medalha a Petrucio é gratidão a uma das figuras mais bem avaliadas do Governo do Estado”, diz Belarmino - AMAZON NEWS NO AR

Medalha a Petrucio é gratidão a uma das figuras mais bem avaliadas do Governo do Estado”, diz Belarmino


 


“A Medalha Ruy Araújo a Petrucio Júnior é uma questão de gratidão a uma das figuras mais bem avaliadas do governo Wilson Lima e um prêmio à competência pelo que o secretário tem feito pelo setor primário do Estado do Amazonas”, disse, em discurso, o deputado estadual Belarmino Lins (Progressistas), destacando a outorga da Medalha Ruy Araújo ao titular da Sepror, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior, em Sessão Especial realizada na manhã desta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).



  “A homenagem prestada, nesta data, é duplamente especial, pois também destaca o dia consagrado ao natalício do nosso homenageado, dia em que ele recebe a mais importante comenda instituída pela nossa Assembleia Legislativa, a Medalha Ruy Araújo, comenda concedida as personalidades brasileiras que honram a probidade e a seriedade no serviço público”, disse Belarmino.


Discursando em nome do plenário da Aleam, o deputado Tony Medeiros (PL) elogiou a conduta de Petrucio Júnior à frente da Sepror: “Um homem que se dedica ao Setor Primário durante 24 horas, quebrando paradigmas ao manter sempre relações amistosas com qualquer liderança ou cidadão comum, a homenagem a ele é para todo o Setor Primário do Amazonas”.


Representando o governador Wilson Lima na Sessão, o controlador-geral Otávio Goes mencionou o “dinamismo” de Petrucio Júnior no comando da Sepror. “Que a população do Amazonas acredite que esse trabalho tem que continuar”, reforçou.


Em discurso, o secretário Petrucio Júnior, ao agradecer a Medalha Ruy Araújo, registrou o seu “amor pela produção e pelo desenvolvimento sustentável”. Apesar da pandemia, disse o secretário, “seguimos trabalhando com muito amor e dedicação, dispondo de um orçamento que, graças a parlamentares como o deputado Belarmino Lins e suas emendas, nos permite grandes ações, saímos de um orçamento de 90 milhões de reais para um orçamento, hoje, de 300 milhões de reais”.


“Nunca se investiu tanto”


Como exemplo das ações do Governo do Estado para a revitalização do Setor Primário na gestão Wilson Lima, Petrucio ressaltou o Plano Safra, de R$ 1 bilhão, manifestando: “Nunca se investiu tanto no Setor Primário como agora”. Ressaltou, ainda, o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, bem como o Programa Peixe no Prato, de incentivo a píscicultura, e o Garantia Safra, que beneficia mais de 92 mil agricultores no Estado. 


O secretário ressaltou também o programa SOS Vicinais e os esforços oficiais para manter em dia o pagamento da subvenção da juta e da malva, além de destacar a recuperação do Parque de Exposição Eurípedes Lins, na BR-174, e o retorno da Expoagro (Exposição Agropecuária do Amazonas).


No final do seu pronunciamento, Petrucio fez um alerta, chamando a atenção para as transformações vividas hoje no mundo e que apontam para sérios desafios quanto a segurança alimentar. “O mundo passa por transformação, e o grande desafio do Brasil é garantir a segurança alimentar, segundo a ONU. E o Amazonas será decisivo no enfrentamento desse desafio, produzindo alimentos com a marca da Amazônia, com respeito a natureza, conciliando tecnologia e sustentabilidade”.

 


Placa para Belão  



Durante a Sessão Especial, o presidente da organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (Sistema OCB-AM), Merched Chaar, da tribuna da Aleam, anunciou uma  homenagem ao deputado Belarmino Lins por meio de uma placa em razão do seu importante apoio ao cooperativismo no Estado do Amazonas ao longo de sua trajetória no Parlamento Estadual, com destaque para o período em que presidiu a Aleam entre 2005 e2006, 2007 e 2008 e de 2009 a 2010. “Só tenho uma palavra para esta homenagem: Gratidão”, disse o deputado, agradecendo a placa que foi entregue por Muni Lourenço, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA).

 



Petrucio Júnior

 

Nascido na quinta-feira do dia 07 de junho de 1973, na cidade de Benjamin Constant/AM, no Alto Solimões, Petrucio Júnior é filho do casal Petrucio Pereira de Magalhães e de Rosa Maria Magalhães. Possui graduação  em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, turma de 1997, e em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – CIESA, turma de 2012; MBA Executivo em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003); especialização em Direito Médico e Hospitalar, pela Escola Paulista de Direito - EPD (2017); pós-graduação em Direito Público, pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (2018); Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos, pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (2013); e Mestrado em Agricultura e Sustentabilidade da Amazônia, título obtido também pela nossa magnífica UFAM (2008).

 

Destaque-se também a importante participação de Petrucio na constituição de várias cooperativas no interior do Estado, distribuídas nos ramos da agropecuária, crédito, trabalho, transporte, produção, saúde e agricultura familiar, dentre outras. Destaque-se, ainda, a contribuição de Petrucio na instalação da Comissão de Direito Coorporativo da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB seccional do Amazonas e Câmaras Municipais, e o labor no magistério superior.


Também vale destacar a trajetória do secretário na OCB/SESCOOP/AM, onde foi presidente de 2009 a 2017, assim como sua relação  com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), que já teve como presidente o saudoso empresário Eurípedes Ferreira Lins.


Prestigiaram a Sessão Especial da Aleam, dentre outras autoridades, o controlador-geral Otávio Gomes, representando o governador Wilson Lima; Secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vanderson Silva da Costa, representando o prefeito David Almeida; Superintendente Federal de Agricultura no Amazonas, Guilherme de Melo Pessoa; Superintendente Regional da Conab, Luiza Moura; Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAEA), Muni Lourenço; Presidente da organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (Sistema OCB-AM), José Merched Chaar; Presidente da FECOMERCIO, Anderson Soares Barros; Presidente da CDLM, Ralph Assayag; e o Vice-Presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro.


 

Deputado Estadual Belarmino Lins – PP

Assessoria de imprensa – 99223 6343

Nenhum comentário