últimas

Volta às aulas: escolas da rede estadual são preparadas para receber estudantes

As 605 escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto estão recebendo os últimos ajustes para o início do ano letivo da rede pública estadual de ensino. Mais de 417 mil estudantes voltam às unidades escolares na segunda-feira (14/02), de forma presencial. 


As unidades de ensino estão recebendo serviços de manutenção preventiva, revisões hidráulicas e elétricas, que incluem, por exemplo, reparos em encanamentos e troca de lâmpadas e fiação elétrica. Os serviços são realizados antes das aulas começarem para que não haja interrupções enquanto as escolas estiverem em atividades. 


A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, ressalta que as ações são feitas para garantir que a única preocupação dos servidores e dos estudantes seja a dedicação em ensinar e aprender. 


“O governador Wilson Lima, sempre com o olhar carinhoso para a educação, solicitou ainda mais foco nesses ajustes que são realizados todos os anos antes das aulas começarem. São detalhes que, se não forem cuidados com prevenção, tornam-se grandes problemas, por isso o cuidado da nossa equipe de engenharia em manter tudo funcionando adequadamente”, afirma a secretária. 


Cuidados contra a Covid – A Secretaria de Educação segue atenta aos cuidados contra a Covid-19. Para isso, as pias que apresentaram problemas estão sendo trocadas, assim como os dispensadores de sabonete líquido e álcool que estavam danificados. 

De acordo com o gestor da Escola Estadual Sebastiana Braga, Sérgio Façanha, o retorno às aulas é envolto em muita expectativa, e em razão disso, toda a unidade escolar está sendo preparada para acolher os mais de 1 mil estudantes matriculados na escola. 


“Durante todo o mês de janeiro, houve uma intensificação nas adequações para o retorno às aulas, que irá começar agora dia 14 de fevereiro. Estamos finalizando todos os ambientes, executando limpeza geral em todas as salas, realizando as marcações de distanciamento para, assim, retornarmos às nossas atividades de forma segura, mantendo os protocolos sanitários orientados pelos órgãos de saúde”, pontua o gestor. 


Além disso, as unidades escolares estão recebendo material de sinalização sobre o uso de máscaras, higienização correta das mãos e os cuidados com o compartilhamento de itens pessoais. 


Expectativa 


A secretária executiva adjunta da Capital da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, explica que as equipes da Secretaria de Educação estão preparadas para receber e orientar os alunos no retorno das atividades. 


“A Secretaria de Estado de Educação tem se empenhado ao máximo para que todas as escolas estejam adaptadas e organizadas para receber os nossos alunos que retornarão a partir de segunda-feira, presencialmente. Será um retorno 100% presencial, com todas as adequações estruturais, todo esse cuidado em relação a organização do ambiente, para que nós possamos receber da melhor forma o nosso aluno. Todas as equipes estão preparadas no sentido de ficar monitorando a todo esse momento que o aluno estiver na escola, tanto pela manhã, pela tarde e à noite, cuidando para que os protocolos sejam mantidos”, afirma Arlete. 


A dona de casa Deborah Clicia é mãe de uma estudante que vai cursar a 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastiana Braga, na zona norte de Manaus. A mãe foi visitar a escola e ver como o espaço estava sendo preparado para receber os estudantes, e se disse ansiosa pelo início das atividades deste ano. 


“Acredito que o retorno presencial vai garantir um bom rendimento aos alunos. Durante as aulas on-line tivemos algumas dificuldades, e por isso a minha filha está ansiosa para retornar à sala de aula”, afirmou. 


Fonte: Agência Amazonas

Nenhum comentário