Câmara fria é desligada e mais de 200 doses de vacina são desperdiçadas - AMAZON NEWS NO AR

Câmara fria é desligada e mais de 200 doses de vacina são desperdiçadas



A Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou, nesta segunda-feira (21), que perdeu 270 doses de vacina da AstraZeneca, contra a Covid-19, no fim de semana. Os imunizantes foram danificados após a câmara fria em que eles estavam, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis, ter sido desligada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, a empresa terceirizada responsável pela higienização desligou o equipamento, durante uma limpeza geral da sala de vacina realizada no último sábado (19), e não o religou.

A equipe responsável pela sala identificou o problema na manhã desta segunda-feira, no início do expediente. O fato foi comunicado à gerência da unidade e à central de vacinas do município.

Além das 270 doses de vacina contra a Covid-19, 1.442 imunizantes contra outras doenças foram perdidos. Em nota, a prefeitura informou que "está apurando os fatos e os responsáveis para tomar as medidas cabíveis".

Atualmente, Betim está vacinando moradores com 59 anos de idade contra a Covid-19 e pessoas com comorbidades de 40 a 49 anos nas unidades básicas de saúde. Grávidas e puérperas com comorbidades também estão sendo imunizadas na cidade, no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga.

Até às 18h30, a Secretaria de Estado de Saúde não tinha sido notificada pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim sobre a perda de doses.

"Cabe ao Ministério da Saúde (MS) a análise conclusiva se as doses foram perdidas ou não, bem como definir se elas devem ser inutilizadas. Quanto à reposição, elas são feitas após conclusão do MS."

Segunda vez

Em abril deste ano, 12 frascos com 120 doses de vacinas contra a Covid-19 foram perdidos após defeitos no refrigerador da UBS do bairro Cruzeiro do Sul, em Betim.



Conteúdo: G1

Nenhum comentário