Internos executam trabalhos de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde da UPP - AMAZON NEWS NO AR

Internos executam trabalhos de ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde da UPP


 

Doze custodiados da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) atuam nos trabalhos de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica localizada dentro do estabelecimento prisional. As obras estão em curso desde o final de dezembro e são coordenadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela empresa cogestora da UPP, RH Multi.

 

A ampliação da UBS tem como objetivo principal proporcionar um aumento de até 100% nos atendimentos médicos voltados à saúde dos internos da unidade. Com a reforma, a nova UBS passará a contar com mais salas para consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinações, coletas de sangue e ainda terá seis leitos disponíveis, atendendo assim a todos os padrões de saúde que são exigidos.

 

Para a realização das obras, os 12 internos que participam do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” contam com o apoio de uma equipe técnica e de colaboradores da RH Multi, desenvolvendo os serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, esgoto, pintura, refrigeração, manutenção nos telhados e soldagens. A previsão é de que a nova estrutura seja entregue até o final de fevereiro.

 

O diretor da UPP, Felipe Abreu, destaca que “com essa nova UBS, a UPP irá contar com um ambiente hospitalar mais moderno, com leitos para internação e todo o corpo técnico da saúde em apenas um só setor. Essa nova unidade de saúde ampliada ficará em um local estratégico de segurança, com corredores de transporte seguro, possibilitando assim um atendimento mais rápido e prático, melhorando, portanto, a qualidade dos atendimentos para toda a população carcerária local”.

 

Nas palavras da coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSPAM) da Seap, Alyne Botelho, “esta reforma e ampliação em nossa UBS na Unidade Prisional do Puraquequara, o que já vem ocorrendo nas demais unidades prisionais, propõe uma estrutura física das Unidades Básicas de Saúde de forma aprimorada, mais acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade que facilite as práticas das equipes de saúde para que possamos dar continuidade às ações de promoção, prevenção e tratamento relacionados à saúde de nossa população privada de liberdade".

 


Para o interno José (nome fictício), a nova UBS trará como principal benefício o melhor atendimento por parte da equipe de saúde da unidade. “Acredito que, com essa reforma, nós internos da UPP teremos um melhor atendimento médico, mais amplo e acessível. É muito bom estar trabalhando nessa reestruturação da ala médica e saber que estou contribuindo para que haja uma melhoria a mais na saúde prisional", disse.

 

Remição pelo trabalho – De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), nº 7.210, os internos que participam de trabalhos como este da reforma na UBS garantem a diminuição na sua pena, sendo menos um dia a cumprir por cada três dias de trabalho realizado.

 

FOTOS: Divulgação/Seap

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).

Nenhum comentário