Totens multifuncionais com exposições fotográficas terá evento de lançamento nesta segunda-feira dia 21 de dezembro (21/12). - AMAZON NEWS NO AR

Totens multifuncionais com exposições fotográficas terá evento de lançamento nesta segunda-feira dia 21 de dezembro (21/12).




O projeto “Números que Contam Histórias”, visa uma exposição fotográfica totalmente diferente do habitual, homenagear as personalidades e pessoas comuns da sociedade que tiveram suas vidas ceifadas por conta da pandemia imposta pela Covid-19 no Amazonas. 


A exposição será feita por meio de totens multifuncionais, onde além das homenagens, o totem vai conter mensagens de conscientização a saúde, incentivo a vida e ao mesmo tempo, enquanto o espectador lê as mensagens, pode simultaneamente estar fazendo uso de álcool em gel, através de um dispense acionado com os pés.


O palco do evento de lançamento dos totens multifuncionais será no Auditório localizado no Terraço  Panorâmico do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Os 10 totens que estarão espalhados por lugares estratégicos, terão como principais funções, assepsia à usuários, circulação de informações confiáveis acerca de cuidados e prevenção a Covid-19, além de prestar honras a personalidades e a familiares de pessoas comuns da sociedade que foram vítimas da pandemia no Estado.


A idealizadora do projeto, Liliane costa conta que a ideia surgiu da dor e da perda de um dos personargens por parte dos familiares homenageados, a mesma estava lutando pela vida da mãe que estava acometida pela Covid-19 já no hospital e conheceu o seu Roberval Taveira, que veio a óbito dias depois e mesmo com a cura de sua mãe, o sentimento de solidariedade foi maior para a filha, então foi concretizado esse sentimento na arte visual dos totens, bem como de outros familiares que sentiram a mesma dor.


Liliane afirma ainda, que o evento vai muito além de uma exposição, são histórias para serem contadas e mostradas. Ao todo foram 30 curadorias realizadas, sendo 20 delas com familiares e amigos que revelam por meio dos totens o sentimento que muitos deles, nem se quer puderam vivenciar em meio ao caos e ao desespero de não poderem ver seus entes queridos sendo velados devidamente.


“A proposta das entrevistas não é mostrar choro ou dor, embora tenha sido inevitável para muitos durante todo o levantamento biográfico, mas a principal proposta é exaltar a alegria e as qualidades dos homenageados e suas realizações em  vida”, afirmou.


A maioria das entrevistas foram realizadas pessoalmente de forma respeitosa e mais segura possível, mantendo o distanciamento e equipamentos individuas como máscaras e toucas. Outra parte das entrevistas foram feitas online com pessoas que residem em outros municípios do Estado.


Em um dos lados dos totens, há também uma trilogia de fotos onde cada classe é representada por três passos, o pico da pandemia com o uso de máscaras de oxigênio hospitalar , o momento atual com uso de máscaras comuns e o último é, o que esperar para o futuro, caracterizado por fotos de sorrisos sem máscara. 


Cada lado do totem é mapeado com um QRCoud diferente, que pode transportar o expectador diretamente para as mídias digitais do Projeto caso o interessado busque ainda mais informações sobre os temas abordados.   

 

O evento é Patrocinado pelo Governo Federal, através da Prefeitura Municipal de Manaus. O Projeto Números que Contam Histórias foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Categoria Artes Visuais, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura  (Concultura) e recebe o apoio da INFRAERO MANAUS na realização desta primeira exposição fotográfica.

Nenhum comentário