Tecnologias aplicadas ao monitoramento ambiental na conservação da Amazônia abrem segundo painel da SCT do AM - AMAZON NEWS NO AR

Tecnologias aplicadas ao monitoramento ambiental na conservação da Amazônia abrem segundo painel da SCT do AM

As discussões em torno do tema “Monitoramento Ambiental: Tecnologias inovadoras aplicadas à conservação da Amazônia” darão a tônica do segundo painel da Semana de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SCT) 2020, que acontece nesta terça-feira (24), das 16h às 17h (horário Manaus). O evento será realizado no formato webnário e terá transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) no Youtube (Sedecti Amazonas). O webinário também será transmitido pelas páginas no Facebook da Sedecti e da TV Encontro das Águas.


A SCT do Amazonas 2020 faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que, este ano, tem como tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da ciência brasileira”. No Amazonas, o evento é promovido pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti. O primeiro painel ocorreu no último dia 19 de novembro de 2020 e teve como tema “Bioeconomia Digital: O papel da tecnologia no desenvolvimento de uma economia sustentável para o Amazonas”.


A primeira palestrante do segundo painel (dia 24) do webinário será Gina Leite, da Wildlife Conservation Society (WCS). Ela abordará o tema: “Registrando observações de peixes na bacia amazônica com o aplicativo Ictio”. Gina é oficial de Programa de Ciência Aberta e Águas Amazônicas da WCS, também faz parte da equipe gestora da Rede Ciência Cidadã para a Amazônia. É formada em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Ruy Barbosa/Keller Graduate School of Management.


A segunda painelista será Sabrina Garcia do Programa AmazonFACE. Ela abordará o tema “Câmaras de topo aberto: Monitorando o comportamento de árvores de sub-bosque ao aumento da concentração de CO² atmosférico na Amazônia Central”. Sabrina é doutora em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), trabalha com ecologia florestal, com ênfase em pesquisas que visam entender como o clima e o ambiente influenciam no funcionamento dos ecossistemas tropicais. Sua área de pesquisa se concentra nas respostas da vegetação ao aumento da temperatura, concentração de CO² e quantidade de nutrientes no solo.



A terceira painelista é Juliana Schietti da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ela tratará acerca do tema “Uso de sistemas a laser (LiDAR) em estudos ecológicos na Amazônia”. Juliana é bióloga com mestrado e doutorado em Ecologia pelo Inpa. Atualmente, ela é professora e pesquisadora pela Ufam e, também, mãe da Bia, cientista-mirim de cinco anos. Juliana desenvolve pesquisa ecológica na Amazônia, há cerca de 15 anos, trabalhando, principalmente, em parcelas permanentes de monitoramento da floresta e sua biodiversidade. Em sua pesquisa, ela busca compreender variações na estrutura e funcionamento da floresta ao longo de gradientes ambientais, usando ferramentas da ecologia funcional e sensoriamento remoto.


O moderador do segundo painel da SCT do Amazonas 2020 será Jonas Gonçalves, da Coordenação de Popularização e Difusão da Ciência da Secti/Sedecti.


No Amazonas, a SCT tem como foco as discussões em torno da utilização de tecnologias inovadoras como propulsoras do desenvolvimento de economias sustentáveis, o monitoramento e conservação dos recursos naturais e a melhoria do acesso à internet em áreas remotas. 


O terceiro e último painel da SCT do Amazonas 2020 acontece no próximo dia 26 de novembro e abordará o tema “Conectividade Digital: Inovações tecnológicas como alternativas para potencializar o alcance da internet em regiões remotas do Amazonas”. O webinário também está programado para às 16h.  


Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): Vera Lúcia Pinto (2126-1246 e 99984-8168)/ Sídia Ambrósio (98152-8252)

Nenhum comentário