Detentos do CDPM 1 recebem certificados de mais um curso profissionalizante - AMAZON NEWS NO AR

Detentos do CDPM 1 recebem certificados de mais um curso profissionalizante



A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou, nesta sexta-feira (02/10), certificados do Curso de Serigrafia a 15 reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus I (CDPM 1). Algumas mães e esposas puderam estar presentes na cerimônia, surpreendendo seus familiares.


Durante todo o mês setembro, só nas unidades dos CDPMs 1 e 2, a Seap já qualificou 120 reeducandos, em parceria com o consórcio cogestor CGPAM e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Ainda na semana passada, outros 90 internos iniciaram os cursos de Pedreiro, Barbeiro e Elétrica Predial.


Na ocasião, o diretor do CDPM 1, Erivan Miller, anunciou a inclusão de 34 novos internos no programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”. “O projeto iniciou em janeiro de 2019 com apenas 30 apenados, nesta unidade. Hoje, já temos 120. Sendo que desses, 62 são remunerados. E a expectativa é de aumento desse número com a instalação de uma empresa dentro da unidade”, comemorou.



Um dos internos, emocionado por ter recebido o certificado das mãos de sua mãe, vinda de Manacapuru, agradeceu pela oportunidade. “Só quero agradecer a Deus por mais um dia de vida e agradecer ao diretor e ao coordenador Carvalho pela confiança que depositaram em nós. E também ao professor pelo aprendizado e aos colegas pelo empenho. Enfim, só tenho mesmo a agradecer”.


Profissionalização – Até o final do ano outros cursos profissionalizantes estão previstos para essas e outras unidades prisionais da capital, em parceria com o Cetam. Eletricista, Confeitaria, Panificação e Refrigeração estão entre eles.


O coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), major Renan Carvalho, presente na cerimônia, deixou uma palavra de incentivo para os formandos. “Vocês são as estrelas desse projeto, e para nós é uma tristeza quando temos que desligar um interno dos projetos de remição porque cometeu uma falta. Por isso eu peço que vocês cuidem um do outro, pois a oportunidade está sendo oferecida e não pode ser desperdiçada”, alertou.


FOTOS: Divulgação/Seap


Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap): Fernanda Teixeira (3215-2751 e 99983-5592).

Nenhum comentário