Mais de 712 mil pedem bloqueio de ligações com oferta de crédito
De janeiro a julho, 69 correspondentes bancários foram advertidos
Mais de 712 mil pessoas solicitaram, entre
janeiro e julho deste ano, o bloqueio telefônico por meio da plataforma Não me
Perturbe (http://www.naomeperturbe.com.br) para não receber ofertas de crédito
consignado, informou hoje (4) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A
maior quantidade de pedidos foi realizada por moradores dos estados de Estado
de São Paulo (30,8%), Rio de Janeiro (13%) e Minas Gerais (11%).
Segundo a Febraban, a criação de uma
ferramenta por meio da qual clientes podem proibir instituições financeiras e
correspondentes bancários de entrarem em contato proativamente com eles para
oferecer crédito consignado é parte do Sistema de Autorregulação do Crédito
Consignado. A iniciativa é resultado de parceria entre a Febraban e a
Associação Brasileira de Bancos (ABBC).
O sistema de autorregulação também monitora as
reclamações de oferta inadequada do produto. Entre janeiro e julho, 69
correspondentes bancários foram advertidos. Nos casos em que houve
reincidências, os agentes tiveram suas atividades suspensas por 5, 10 ou 20
dias. Além de advertências e suspensões, a autorregulação prevê o cancelamento
da autorização para que o correspondente ofereça crédito consignado em nome dos
bancos.
Os bancos que não aplicarem as sanções poderão
ser multados por conduta omissiva, cujos valores variam de R$ 45 mil até R$ 1
milhão. As multas arrecadadas serão destinadas a projetos de educação
financeira.
Reclamações procedentes
As desconformidades são aferidas a partir da
quantidade de reclamações procedentes registradas nos canais internos dos
bancos ou recebidas pelos Procons, pelo Banco Central ou por intermédio do site, além das ações
judiciais. O volume de demandas é ponderado em relação à quantidade de
contratos celebrados no período do monitoramento. As informações geram um
indicador de qualidade do serviço prestado pelo correspondente.
De acordo com a Febraban, a adesão à
Autorregulação do Crédito Consignado é voluntária por parte dos bancos e
reflete o compromisso com o consumidor e com o aperfeiçoamento da oferta do
produto.
As signatárias assumem a responsabilidade de
respeitar as diretrizes que asseguram a melhoria da qualidade, transparência e
segurança nos processos de oferta, contratação e portabilidade do crédito
consignado.
Fonte: Agencia Brasil
Foto: Marcello Casal Jr.
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