Secretaria de Estado de Saúde muda estrutura organizacional - AMAZON NEWS NO AR

Secretaria de Estado de Saúde muda estrutura organizacional



A reestruturação organizacional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) é uma das mudanças que constam no Programa de Modernização da Saúde Pública, o Saúde Amazonas, lançado nesta segunda-feira (31/08) pelo governador Wilson Lima. 


A ampliação da estrutura organizacional da SES-AM foi possível com o remanejamento de cargos já existentes em outras pastas para a Saúde.


Responsável pela coordenação de cerca de 20 mil servidores, em 57 unidades na capital e mais 60 no interior, a estrutura organizacional da secretaria, antes do programa Saúde Amazonas, contava com apenas cinco gestores - o secretário de Estado de Saúde, o secretário Executivo e os Adjuntos do Fundo Estadual de Saúde (FES), da Capital e do Interior. 


Entendendo a necessidade de ampliação dessa estrutura, o governador Wilson Lima realocou cargos de outras secretarias e priorizou a Susam que, a partir de agora, passa a ter, além do secretário de Saúde, quatro secretarias executivas e sete secretarias adjuntas.  “Essa medida é mais uma demonstração do quanto o setor da saúde é prioridade no governo Wilson Lima”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo. 


Agilidade na gestão -  De acordo com Marcellus Campêlo, o desenho extremamente verticalizado da estrutura anterior concentrava muitas atribuições em poucos gestores, o que acabava refletindo no tempo de tomada de decisões. Com a divisão de responsabilidades, a resposta às demandas da população será mais rápida e eficiente.  


“Na modernização, um dos projetos é a reestruturação do organograma da secretaria. Era um organograma muito verticalizado, uma estrutura muito grande fisicamente, com 20 mil servidores e poucos secretários na estrutura administrativa direta. Então, nós vamos fazer o que estamos chamando de horizontalizar a gestão. O ganho vai ser que nós vamos ter mais secretarias focadas em determinadas ações estratégicas do órgão”, afirma o secretário de Saúde. 


Marcellus ressalta que a principal meta do Programa de Modernização da Saúde no Amazonas é melhorar os serviços, com mais consultas, mais exames, mais cirurgias, mais leitos, mais transparência, menos fila e menos espera para os usuários dos serviços públicos. Tudo isso, lembra o secretário, exige decisões rápidas da gestão, o que será possível com um organograma menos engessado e gestores mais focados nos projetos de sua responsabilidade. 


Ações do Saúde Amazonas - O programa Saúde Amazonas consiste em um pacote de medidas divididas em nove macro ações, com mais de 150 projetos cadastrados, até o momento, que visam mudanças estruturantes e melhoria dos serviços. As ações são: Redução de Filas; Reorganização da Rede de Saúde e Ampliação do Faturamento; Saúde nas Calhas; Modernização da Gestão Administrativa; Formação e Desenvolvimento do Servidor; Fortalecimento da Estrutura de Controle; Comunicação; Governança de Tecnologia da Informação e Fortalecimento da Vigilância em Saúde. 


A nova estrutura organizacional da SES-AM está assim configurada: 


Secretário de Estado de Saúde: Marcellus José Barroso Campêlo;

Secretária Executiva do Fundo Estadual de Saúde (FES): Nívia Barroso de Freitas; 

Secretário Executivo de Controladoria da Saúde: Silvio Romano Benjamin Junior; 

Secretário Executivo de Assistência da Capital: Thales Stein Schincariol; 

Secretário Executivo de Assistência do Interior: Cássio Roberto do Espírito Santo; 

Secretário Executivo Adjunto de Gestão Administrativa: Marcus Vinicius Brito Martins; 

Secretário Executivo Adjunto de Orçamento e Finanças: Adriano Augusto Gonçalves Marques; 

Secretário Executivo Adjunto de Tecnologia da Informação: Francisco Lourenço Duarte Arce Junior; 

Secretária Executiva Adjunta de Políticas em Saúde: Nayara Oliveira Maksoud; 

Secretário Executivo Adjunto de Atenção à Urgência e Emergência: Moab Sherlan Valente Amorim; 

Secretária Executiva Adjunta de Assistência Especializada da Capital: Márcia Florinda Rosas Murad de Souza; 

Secretária Executiva Adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior: Rita Cristiane dos Santos Almeida Vasconcelos. 


Foto: Tácio Melo/ Secom 

Imagens: Rodrigo Santos 


Sonora: Marcellus Campêlo - Secretário de Estado de Saúde 


Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES): Martha Bernardo (98151-4487) e Paulo Bahia (98154-2531)/comunicacao@saude.am.gov.br

Nenhum comentário