Governo do Amazonas investe na compra de produtos da agricultura familiar indígena - AMAZON NEWS NO AR

Governo do Amazonas investe na compra de produtos da agricultura familiar indígena


 

Na tarde da última terça-feira (25/08), a Fundação Estadual do Índio (FEI), por meio de seu Departamento Indígena de Desenvolvimento Sustentável (DDS), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Desporto, esteve presente na assinatura de Termo de Contrato com agricultores e empreendedores de base familiar rural indígena, na zona rural de Autazes (a 113 quilômetros da capital) para Aquisição de Gêneros Alimentícios pelo Governo do Estado.

 

Foram três produtores selecionados das comunidades Correnteza e São Félix, localizadas nos Km 64 e 92 da rodovia AM-254. A FEI atuou no assessoramento técnico aos produtores indígenas, com orientações, organização de documentos para habilitação e elaboração de projeto, e ainda fará acompanhamento até a entrega dos produtos ao estado, bem como na prestação de contas.

 


Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, o acompanhamento feito pela fundação foi positivo. “A aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, além de fortalecer a agricultura, também priorizará os meios de produção local por meio da comercialização dos produtos para o governo estadual”, explicou o diretor.

 

Com a assinatura do contrato, o Governo do Estado poderá comprar gêneros alimentícios para escolas indígenas do interior, diretamente da Agricultura Familiar. Os recursos são provenientes do Orçamento da União, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto.

 


“Gostaria primeiramente de ressaltar a importância desse contrato feito com o Governo do Estado porque, além de promover distribuição de renda dentro das nossas comunidades, irá fornecer o alimento para nossas escolas indígenas, e nossa agricultura será valorizada dentro do município de Autazes”, finalizou o cacique Tato Muro, da comunidade São Félix.

 

FOTOS: Divulgação/FEI

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Denison Alves (99111-8659).

Nenhum comentário