Mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas pela ação realizada no Monte das Oliveiras
Realizado pelo Governo do Amazonas, o programa “Muda Manaus” beneficiou mais de 38 mil pessoas em sua terceira edição, realizada entre os dias 05 e 07 de março, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital. Durante a ação, que se concentrou na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, 22 órgãos da administração estadual ofereceram serviços e atendimentos nas áreas de Saúde, Emprego e Renda, Justiça e Cidadania, dentre outras, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social da população.
A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou 2.107 atendimentos durante o “Muda Manaus”, com 1.410 cadastros e encaminhamentos para vagas de emprego, uma das novidades desta edição do programa. O órgão também ofereceu serviços de CTPS Digital, Orientação Jurídica, Carteira do Artesão e empreendimentos solidários.
A partir desta segunda-feira (09/03), a Afeam dá início aos pré-atendimentos para a quarta edição do “Muda Manaus”, que acontecerá no bairro Cidade Nova, zona norte da capital. O atendimento será realizado no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Pela primeira vez dentro da programação, a Susam ofertou atendimento médico clínico geral, com marcação dos exames e especialistas no Sistema de Regulação (Sisreg) no local do evento. Foram mais de 200 pacientes atendidos por clínicos, com 318 marcações de consulta e exames.
Também como serviço do Sisreg, foram atualizados 289 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), para que os agendamentos sejam realizados com mais efetividade e o paciente consiga fazer os exames e consultas.
Cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelos atendimentos com dermatologista, ginecologista, odontologista e oftalmologista durante o evento. Exames de preventivo, mamografia e ultrassom também foram ofertados, beneficiando mais de 100 pessoas.
Justiça, Cidadania, Cultura e Assistência Social – A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu, durante o terceiro “Muda Manaus”, o serviço de emissão de segunda via da Certidão de Nascimento. Ao todo, nos três dias de atividades, 94 documentos foram emitidos pelos servidores da pasta.
No mesmo período, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) realizou 4.459 atendimentos, um dos índices mais altos da pasta desde que o programa iniciou. Na terceira edição, as equipes da secretaria atuaram na orientação sobre programas, projetos e serviços à população do bairro, por meio de oficinas, palestras e cinema para o público infantil.
Os temas abordados nessas ações foram o Cadastro Único do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Jovem Aprendiz. O combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes também foram destacados pela Seas nesta edição do programa.
O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM) participou com atendimentos e orientações aos moradores do bairro Monte das Oliveiras. O órgão registrou mais de 400 atendimentos aos consumidores nos três dias de evento.
Além de orientação e registro de denúncias, o Procon-AM também atuou em parceria com a Amazonas Energia e a Águas de Manaus no atendimento à população.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa levou diversão e arte para a terceira edição do “Muda Manaus”. Nos três dias, 767 pessoas passaram pelo estande da pasta, onde artistas circenses realizaram atividades lúdicas como pintura artística, perna-de-pau e escultura em balão.
Educação, Esporte e Lazer – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto atendeu cerca de 2,5 mil pessoas nos três dias de “Muda Manaus”. Na ocasião, o público pôde conhecer alguns dos serviços oferecidos pela pasta, como a Ouvidoria e o Provão Eletrônico. Até o dia 25 de março, a secretaria seguirá com atividades em outras seis escolas da zona norte de Manaus, levando palestras e oficinas sobre Meio Ambiente, Educação Física e Artes Cênicas.
Além disso, de 9 a 13 de março, a secretaria realizará, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos, mais um Provão Eletrônico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Habitação – Os técnicos da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizaram o atendimento de 2.385 de moradores do Monte das Oliveiras com serviços de atualização cadastral, identificação de déficit habitacional, entrega de Termos de Quitação de Imóveis e Encaminhamento ao Cartório. Também foram oferecidas orientações diversas sobre habitação nos residenciais Renato Souza Pinto I e Galileia I e II.
Ainda durante o “Muda Manaus”, a Suhab fez o pagamento do 2° lote de indenizações a 137 moradores vítimas do incêndio do Educandos, totalizando 2.521 atendimentos feitos pelos técnicos da Habitação do Estado.
A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) realizou nos três dias um total de 860 atendimentos. Destes, 340 pessoas concluíram a solicitação de Regularização Fundiária da área em que residem. Os demais usuários realizaram consultas e fizeram atualizações de processos já existentes.
Segurança e Ordem Pública – No escopo do terceiro “Muda Manaus”, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou treinamentos com os alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho para a implantação do projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão” na unidade de ensino, fruto de parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Educação e Desporto.
Já o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) formou mais uma turma de Brigada de Incêndio, composta por 30 alunos residentes no Monte das Oliveiras. O governador Wilson Lima entregou os certificados aos participantes durante a programação do “Muda Manaus”.
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) se fez presente com exposição de trabalhos artesanais de detentos de várias unidades prisionais da capital e telas pintadas por um interno do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2). Na ocasião, foram distribuídos informativos sobre o aplicativo “Visita Legal”, destinado ao agendamento de visitas no sistema prisional.
A Seap vem participando do “Muda Manaus” desde a primeira edição. Os reeducandos do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” têm realizado revitalizações de áreas públicas dentro das comunidades por onde o programa passa.
As ações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alcançaram 858 pessoas durante a terceira edição do “Muda Manaus”.
O órgão realizou um mutirão de atendimentos com todos os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), veículos, vistoria veicular, orientação jurídica, parcelamento de débitos, ações educativas e exposição dos materiais utilizados pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) durante as fiscalizações de trânsito do órgão.
Durante o evento, a Defesa Civil do Amazonas também contabilizou atendimentos para 880 pessoas, que assistiram a palestras de orientação em casos de desastres, como chuvas e cheias típicas da região.
Meio Ambiente e Produção Rural – O último dia do evento no Monte das Oliveiras contou, ainda, com mais uma edição do “Peixe no Prato”, iniciativa da Secretaria de Produção Rural (Sepror) que tem o objetivo de oferecer pescado de qualidade e a preços acessíveis. A ação alcançou cerca de 3 mil famílias e movimentou R$ 13.500 durante quanto horas de venda.
A Feira de Produtos Regionais da ADS, também realizada no sábado (07/03), movimentou um total de R$ 9.700 em produtos comercializados. Participaram desta edição agricultores dos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva e Manacapuru.
Na área de conscientização ambiental, o programa “Mão no papel”, desenvolvido pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), recebeu 161 pessoas em suas palestras sobre reciclagem e reutilização de materiais e oficinas de reciclagem de papel e artesanato.
FOTOS: Tacio Melo/Secom
Tags
Amazonas