A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) formou mais cinco médicos nas especialidades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Anestesiologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira (04/03), no auditório Dr. João Baldino, 3º andar, localizado na rua Francisco Orellana, 215, bairro Planalto, zona centro-oeste.
O Programa de Residência Médica tem o objetivo de ampliar as áreas de especialização médica, disponibilizando vagas anualmente por meio de edital público. O programa, criado em 2004, é um convênio entre as Comissões Estadual (Cermam) e da FCecon (Coreme), conforme estabelecido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) para formação e capacitação de profissionais médicos.
A Fundação Cecon já formou 43 residentes nas especialidades de Cirurgia Oncológica, Cabeça e Pescoço, Mastologia, Cancerologia Clínica, Anestesiologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Atualmente, há 18 residentes em processo de especialização na instituição.
Formandos – Os médicos formandos da FCecon em 2020 são: Vângelis Basílio Rebelo, na Cirurgia de Cabeça e Pescoço; João Pedro Gonçalves Figueira e Carlos Vitor Osório de Oliveira, na especialidade de Anestesiologia; e Dulce Gisella da Silva Barroso e Danielle Teles Leal, em Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Um dos novos médicos especialistas do Amazonas é Vângelis Basílio Rebelo, que destacou a dedicação e esforço nos dois anos da residência. “A residência, o nome já diz, é uma residência onde temos que ficar todos os dias no hospital. A dedicação não é só do residente, mas também da família e dos amigos. São dois anos muito exaustivos e que temos que nos dedicar à residência e também entender o lado dos pacientes, que são pacientes oncológicos, muitas vezes sensíveis”, afirma.
Agora cirurgião de Cabeça e Pescoço, o médico pretende atuar no mercado de trabalho amazonense e aperfeiçoar ainda mais a formação com mais cursos. “Quero entregar à população e aos meus pacientes o melhor possível. É uma forma de devolver, uma forma de agradecer à população por ter me deixado estudar durante esses dois anos nesta instituição”, diz Vângelis Basílio.
“Formar mais esses cinco médicos especialistas é muito importante para a Fundação Cecon e para o Estado, uma vez que esses profissionais residentes antes tinham que buscar fora do estado do Amazonas um programa de residência como esse. Estamos ofertando ao mercado de trabalho e à sociedade profissionais médicos de altíssima qualidade formados na FCecon”, avalia Martins.
Supervisora do Programa de Residência em Anestesiologia e gerente do serviço de Terapia da Dor de Cuidados Paliativos da Fundação Cecon, a anestesiologista Mirlane Cardoso ressalta que a especialização realizada na instituição, além de suprir a necessidade de profissionais na área, também forma médicos anestesistas com a qualificação técnica para tratar de pacientes oncológicos.
“Colocamos no mercado profissionais que são voltados a lidar com uma expertise adicional, o paciente oncológico, que é um paciente extremamente crítico. O profissional que tem esse perfil de tratar esse paciente, ou seja, é um profissional mais humanizado, com um caráter técnico muito fortalecido para lidar com paciente crítico. Eles saem para o mercado com esse diferencial”, destacou.
Novos residentes – Na última segunda-feira (02/03), a FCecon recebeu quatro novos médicos residentes para atuar nas especialidades de Mastologia, Anestesiologia e Cirurgia Oncológica.
Passaram a integrar o programa da FCecon os médicos Viviane Mateus Campos de Oliveira e João Barros Carreira, na área de Anestesiologia, Marcel de Aguiar Raposo da Câmara Coelho, na especialização de Cirurgia Oncológica, e Kaiom Cesar Xavier Pacheco, em Mastologia.
FOTOS: Laís Pompeu/FCecon
Tags
Amazonas