O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), irá retirar cerca de 1.500 imóveis de áreas de risco, nas margens de igarapés e de áreas de proteção ambiental.
As intervenções são referentes às obras do Prosamim e se concentram nas zonas sul e oeste, e estão distribuídas nos bairros de Aparecida, Centro, Presidente Vargas, Japiim, Cachoeirinha e Praça 14, contemplando obras de saneamento, mobilidade urbana, revitalizações de áreas degradadas e a criação de áreas de lazer e para a pratica de esportes para a população desses locais.
Ligação Viária Luiz Antony (LLA) – A obra de mobilidade em execução pelo programa está localizada no bairro de Presidente Vargas, e já retirou cerca de 235 imóveis que estavam sujeitos às subidas das aguas do igarapé de São Raimundo.
A via da Ligação Viária Luiz Antony contempla a construção de ciclovias, calçadas, orla para caminhada com guarda-corpo, paisagismo, arborização, iluminação de LED, quadra de esportes e duas praças em sua primeira etapa.
Além da LLA, o Parque da Castelhana que está sendo construído na etapa final da ligação viária, ao lado do Terminal 1, na avenida Constantino Nery, vai ter também uma área toda revitalizada e equipada com praças, área gramada e playground.
As obras da LLA já se encontram com mais de 90% de execução, e a previsão de entrega de todo o complexo é no primeiro semestre de 2020.
As obras nesta área contemplam a construção de uma pista interligando a avenida Silves até a avenida Maués, criando uma nova opção de trajeto ligando o Distrito Industrial ao Centro da cidade através da Manaus Moderna. O projeto vai recompor a flora do local com paisagismo, criando áreas de convívio social, áreas para práticas esportivas, praças, academia ao ar livre, quadras multiuso e a revitalização do campo do Betanhão.
As obras previstas na Walter Rayol irão revitalizar a área, com a readequação das vias do local, recomposição da flora do local por meio de plantio de mudas e paisagismo, assim como a construção de praças, academias ao ar livre e áreas de convívio para a população do entorno.
Prosamim da Leonardo Malcher à rua Parintins – A intervenção da avenida Parintins à avenida Maués compreenderá a revitalização de uma área de 15.742,46m², e tem como meta, até o momento, a remoção de 94 imóveis do leito do igarapé Mestre Chico.
O projeto de intervenção nesse trecho tem uma proposta urbanística que prevê a construção de seis praças, academias ao ar livre, quadras multiuso, playground equipados com escorregadores, balanços, a obra também irá construir mais de 3.000m² de calçadas devidamente pavimentadas, drenagem profunda e superficial, assim como redes de coleta de esgoto e iluminação de LED.
As nascentes do Igarapé de Manaus estão localizadas na rua Barcelos, bairro praça 14, zona sul, área de onde serão retirados cerca de 40 imóveis.
A intervenção do programa na localidade tem por objetivo a revitalização do espaço após a retirada dos imóveis, contemplando a área com a recomposição da fauna do local, assim como a criação de espaços de lazer e práticas esportivas, somadas à preservação das nascentes.
A subcoordenadora do social do Prosamim, Viviane Dutra, afirmou que o número de pessoas atendidas nessas intervenções se aproxima de 5 mil pessoas. “São pessoas carentes que viviam há anos sob os riscos trazidos pelas enchentes ou subida do nível da agua dos igarapés devido à chuva”, afirma a subcoordenadora, acrescentando que a retirada e a indenização dos moradores dá a eles condições de se reassentarem em lugares com melhores condições.
O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que essas intervenções do Prosamim não contemplam a construção de residenciais e apartamentos pelo programa. “Os moradores que residiam nessas áreas de risco e estão sendo removidos, serão indenizados para que possam comprar uma residência em lugares longe de alagamentos e dotados de infraestrutura”.
FOTOS: Divulgação/Seinfra
Tags
Governo do Amazonas