PARABÉNS IRANDUBA



por: J Ray Lima


#24_DE_JUNHO...

Além de ser uma data plena de significados para a comunidade católica local, em razão dos festejos do seu padroeiro, São João Batista, este dia marca o nascimento da pequena vila de Iranduba, em 1976.
í
Foi há exatos 42 anos que 87 famílias procedentes do “beiradão” do rio Solimões, onde registrava-se uma das maiores enchentes da história da região, subiram para a terra firme a partir de maio e começaram a povoar a “Nova Iranduba”. Nova porque Iranduba já existia na várzea.
Foi do prefeito de Manaus à época, coronel Jorge Teixeira de Oliveira (“Teixeirão”) a decisão de trazer os ribeirinhos para o platô e criar uma estrutura para que eles trabalhassem, produzissem em larga escala e abastecessem a capital do estado com os mais diversos itens da agricultura familiar. E isso ocorreu um ano depois com a implantação da Cidade Hortigranjeira de Iranduba S.A. (CHISA).
O sargento da reserva do Exército João Dantas Cyrino (hoje com quase 90 anos de idade), designado por “Teixeirão” para ser o primeiro administrador do então distrito de Iranduba (pertencente ao município de Manaus), relatou-me certa vez que em 24 de junho de 1976 foi a primeira ocasião em que a comunidade se reuniu para festejar o São João e, no dia seguinte, lideranças locais o procuraram para sugerir que aquela data ficasse marcada como a do aniversário da pequena vila.


NADA A VER COM A EMANCIPAÇÃO

Vale esclarecer que essa comemoração nada tem a ver com a emancipação política do município de Iranduba, que ocorreu em 10 de dezembro de 1981, mas 24 de junho é, certamente, revestida de um expressivo significado histórico, principalmente para os heróis e heroínas que desbravaram as nossas matas, que edificaram inicialmente os seus “tapiris” (casinhas de madeira e cobertura de palha), os quais posteriormente deram lugar a unidades habitacionais padronizadas, construídas pela Prefeitura de Manaus.

HOMENAGEM

Aos nossos pioneiros e pioneiras, portanto, muitos dos quais ainda estão em nosso meio, outros jazem no descanso eterno, o nosso merecido reconhecimento, a nossa cordial gratidão e a nossa incessante honraria, pois cada um deles, cada uma delas, com o seu trabalho árduo, com a sua firme determinação e com a sua fé inabalável, plantou há 42 anos, no coração da Amazônia Brasileira, as sementes de uma nova cidade.

#IRANDUBA, nós te amamos! Deus abençoe a ti e a nós, teu povo, hoje e sempre, em nome de Jesus!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem