Reportagem: J Ray Lima
Em sessão extraordinária sem ônus (remuneração), a Câmara Municipal de Iranduba aprovou na manhã desta quinta-feira (28) o Projeto de Lei Nº 007/2018, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial aos servidores do quadro de pessoal efetivo da Prefeitura, exceto os da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, já contemplados separadamente.
Os vereadores Pedro Paulo Castro (“Pepê”), Edson Nicácio, Josué Lomas, Glece Alves, George Reis, Reginaldo Santos, Nedir Vale, José Augusto de Souza e Kelisson Dieb disseram “sim!” ao Parecer Conjunto Nº 04/2018 das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento, que recomendaram a aprovação do “PL” dos Servidores, assinado pelo prefeito Francisco Gomes (“Chico Doido”).
O presidente da casa, Alessandro Karbajal, também favorável à proposta, não tem direito a voto, só em caso de empate. O vereador Luis Carlos “Velho Lula da Silva” está licenciado para atuar como secretário municipal de saúde e o suplente dele, sargento J. Said, ainda não tomou posse no cargo. Já os vereadores Jackson Pinheiro e Larissa Gomes não participaram da sessão extraordinária desta quinta-feira em razão de outros compromissos.
NEGOCIAÇÃO
A concessão de reajuste aos servidores efetivos ocorreu depois de uma intensa negociação entre representantes da categoria, a Prefeitura e a Câmara, que designou o vereador Edson Nicácio, também funcionário efetivo, para acompanhar as discussões.
PERCENTUAIS
De acordo com Edson Nicácio, “nós tínhamos servidores com salário previsto em lei de apenas R$ 556, menos de que um salário mínimo, e as gestões (passadas) só iam equiparando esse servidor ao salário mínimo. E hoje teve essa equiparação: mais de R$ 1 mil e, em cima desse valor, mais 5% para os servidores do nível 1. E os demais servidores, dos níveis médio-técnico e superior, tiveram um escalonamento de 60% em três anos. Neste ano, retroativo a março, teve 20% de reajuste; ano que vem (2019) mais 20% e em 2020 encerra com mais 20%, totalizando 60% de reajuste em cima do salário-base dos servidores desses níveis”, detalhou.
SALÁRIO CONSTRANGEDOR
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Iranduba, Miguel Travasso, os servidores efetivos de Iranduba estavam sem reajuste salarial havia 14 anos. “A categoria foi esquecida por várias gestões que aqui passaram. O salário dos servidores públicos de Iranduba é constrangedor! Graças a Deus, o servidor vai começar a ter um salário melhor, vai desempenhar as suas atividades melhor, porque o senhor prefeito está reconhecendo a importância dos servidores!”, declarou.
PAGAMENTO DE FÉRIAS ATRASADAS/ CONCURSO PÚBLICO
O prefeito “Chico Doido”, que também participou da sessão extraordinária da Câmara Municipal, anunciou que vai pagar, no segundo semestre deste ano, as férias dos trabalhadores da Educação referentes ao ano de 2016. Ele também informou que daqui a cerca de dois meses a Prefeitura vai lançar o edital do novo concurso público, a ser realizado ainda este ano.
Tags
Cidades