Em Tapauá, Polícia Militar do Amazonas implanta projeto que incentiva cidadania e liderança em jovens - AMAZON NEWS NO AR

Em Tapauá, Polícia Militar do Amazonas implanta projeto que incentiva cidadania e liderança em jovens


 


Este é o nono município a ser contemplado pelo Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac)

Com o objetivo de alcançar o maior número de jovens e estreitar os laços com a comunidade escolar no interior do estado, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) implantou, no município de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus), o Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac). A iniciativa foi recebida pela Escola Municipal Senador Arthur Virgílio Filho e começou a ser desenvolvida no mês de maio deste ano.

O Pesac já atendeu mais de 21 mil alunos da rede pública na capital e interior. O projeto se tornou uma importante ferramenta usada pela corporação militar na promoção da cidadania, espírito de liderança, civismo e disciplina, não só no ambiente escolar, mas como ensinamento para as vidas dos jovens, como explica o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva.

“Por meio do projeto, podemos aliar a gestão cívica às ações preventivas de Segurança Pública. São ensinamentos que vão ajudar a moldar o caráter dos nossos jovens e acreditamos poder colaborar para que cresçam e se tornem adultos com consciência moral e de sucesso na carreira que escolherem”, enfatiza o comandante-geral da PMAM.

Além de Tapauá, o Pesac é realizado em escolas estaduais de Manaus e nos municípios de Iranduba, Rio Preto da Eva, Maués, Parintins, Tabatinga, Novo Airão e Autazes.

No desenvolvimento do projeto nas escolas, os policiais militares realizam palestras e ações que abrangem temas educativos sobre cidadania, valorização da família, orientação sexual, bullying, cyberbullying, prevenção de drogas, liderança, entre outros.

Além das palestras educativas, os policiais militares realizam inspeções na entrada das escolas para manutenção da ordem e a garantia da segurança. Também são realizadas práticas de atividades dinâmicas de grupo, que visam estimular o aprendizado e a integração dos estudantes.

Para a implantação de mais uma etapa do projeto, o comandante do Pesac, major PM Wilmones dos Santos, ressaltou que houve uma consulta pública com os pais e responsáveis pelos alunos no município de Tapauá, uma vez que se faz necessária a colaboração da comunidade escolar no desempenho dos trabalhos.

“Sabemos que toda mudança exige dedicação e compromisso, principalmente no início. Por esse motivo, convocamos a presença dos responsáveis pelos alunos. Tivemos uma excelente aceitação pela comunidade, que abraçou o projeto e vem buscando junto com a corporação soluções para se ter um bom ambiente escolar para todos”, revelou o comandante do Pesac.

O Pesac

A Polícia Militar do Amazonas criou o Projeto Escola Segura e Cidadã (PESC), em 31 de outubro de 2018. Em março de 2020, passou a denominar-se de Projeto Escola Segura, Aluno Cidadão (Pesac) e foi instituído no âmbito das secretarias de Estado de Educação e Desporto Escolar e de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O Pesac representa um importante esforço da PMAM e do Governo do Amazonas para estreitar os laços com a comunidade escolar e contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

 

 

Fonte: PMAM

Foto: Divulgação

Nenhum comentário