Justiça dá despacho favorável a vice-presidente da Câmara para uso de de vacinas próximas da validade - AMAZON NEWS NO AR

Justiça dá despacho favorável a vice-presidente da Câmara para uso de de vacinas próximas da validade

 



_*Ação de Marcelo Ramos obriga órgãos públicos a distribuir as doses dos ausentes entre grupos prioritários, evitando que sejam inutilizadas*_ 


O vice-presidente da Câmara Federal, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), conseguiu, na Justiça Federal, despacho favorável à ação civil pública, impetrada pelo parlamentar e órgãos de controle, que obriga o Governo do Estado do Amazonas e as prefeituras a aplicar em grupos prioritários as sobras de vacinas das pessoas que não procuraram se imunizar. 


Diante das denúncias que recebeu de que muitas doses estariam com prazo de validade próxima à espera dos ausentes, Ramos entrou com uma petição para que estes imunizantes sejam aplicados entre os grupos prioritários antes de perder validade.


“Vivemos atualmente a maior crise sanitária da história da humanidade. E enfrentamos um déficit na produção de vacinas que impossibilita que milhares de amazonenses sejam imunizados. Portanto, chega a ser uma aberração nós termos a vacina no nosso estado e deixarmos de usar as vacinas que estão muito próximas de vencer”, afirmou Marcelo Ramos.

 

Segundo o deputado, é crescente o número de pessoas, tanto na capital como no interior, que não estariam às unidades de saúde no estado para se vacinar. Informações que ele recebeu dão conta de que, em razão disso, muitas doses de imunizantes já começam a perder a validade. O Amazonas é o estado com maior número de absenteísmo no país, respondendo por com 30% dos brasileiros que deixaram de tomar a segunda do imunizante contra a Covid.    


Pelo despacho da juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal, as Secretarias de saúde do estado e dos municípios amazonenses têm um prazo de 48 horas para apresentar um plano de distribuição de controle mais eficaz do prazo de validade das doses de vacinas contra o coronavírus.

Nenhum comentário