últimas

NOTA OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE IRANDUBA



INFORMATIVO SOBRE A POSTURA DA CÂMARA EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE  MONITORAMENTO DAS AÇÕES DO PODER EXECUTIVO NA PANDEMIA COVID-19


A CÂMARA MUNICIPAL DE IRANDUBA VEM A PÚBLICO MANIFESTAR SEU REPÚDIO QUANTO AO COMPORTAMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE EM NEGLIGENCIAR O REQUERIMENTO DO PODER LEGISLATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O HOSPITAL HILDA FREIRE, REALIZADO EM 18 DE JANEIRO DE 2021, EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA.



EM VISITA CONTÍNUA AO HOSPITAL, OS VEREADORES CONSTATARAM QUE OS PACIENTES TÊM RECEBIDO UM IMPORTANTE ACOMPANHAMENTO DE SEUS FAMILIARES, PRINCIPALMENTE PELO AUMENTO DE PACIENTES NO HOSPITAL, EXTRAPOLANDO A CAPACIDADE DE LEITOS E SOBRECARREGANDO OS PROFISSIONAIS.


INFELIZMENTE, OS ACOMPANHANTES ESTÃO ASSUMINDO A FUNÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, DO ENFERMEIRO, E ATÉ DO MÉDICO, PELA NEGLIGÊNCIA E FALTA DE SENSIBILIDADE DA SECRETARIA DE SAÚDE. 



A CÂMARA RECEBEU DENÚNCIA DA RETIRADA DOS REFERIDOS ACOMPANHANTES, PORÉM REAFIRMA NOVAMENTE: O HOSPITAL ESTÁ COM EQUIPE DESFALCADA!!! 


CONTRATEM PROFISSIONAIS DE SAÚDE!!!


OS VEREADORES REALIZARAM SESSÃO EXTRORDINÁRIA DIA 18 DE JANEIRO, E APROVARAM REQUERIMENTO ORIENTANDO ESSA CONTRATAÇÃO PREVENDO O CAOS SE INSTALAR! EMITIRAM DOCUMENTOS OFICIALIZANDO OS ENCAMINHAMENTOS DA SESSÃO; INSTALARAM UMA COMISSÃO ESPECIAL DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL – QUE TAMBÉM EMITIU NOTIFICAÇÕES À SEMSA IRANDUBA (AS QUAIS NÃO FORAM RESPONDIDAS); NOVAMENTE OFICIALIZARAM PEDIDO DE INFORMAÇÕES À SEMSA NESTA DATA (26 DE JANEIRO), ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO RESTABELECIMENTO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL, DE ACORDO COM A DEMANDA CRESCENTE (CONSTATADA NA PROPORÇÃO DE 45 PACIENTES POR DIA PARA 01 MÉDICO, 02 ENFERMEIROS E 04 TÉCNICOS EM ENFERMAGEM, ALÉM DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE PSICÓLOGO, FISIOTERAPEUTA, ASSISTENTE SOCIAL E NUTRICIONISTA).


É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL SALVAR VIDAS NESTAS CONDIÇÕES!!! E AINDA SOLICITAR QUE A CÂMARA ACREDITE QUE ESTÁ TUDO SOB CONTROLE.



HOJE TEMOS CONTORNADA A PROBLEMÁTICA DO OXIGÊNIO NO HOSPITAL, GRAÇAS AO EMPENHO E À DEDICAÇÃO ININTERRUPTA DO PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DE PARCERIAS E DE UMA EQUIPE EFICIENTE NO TRANSPORTE DOS GASES. MAS, É INEGÁVEL QUE A FALTA DE QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA DO PACIENTE TAMBÉM É UM AGRAVANTE QUE PODE LEVAR À MORTE.


EM SESSÃO, OS VEREADORES PROPUSERAM A AMPLIAÇÃO DE LEITOS CLÍNICOS NA ESTRUTURA DA UBS LORENÇO BORGHI OU EM GINÁSIO DE ESCOLAS, PARA DESAFOGAR O ATENDIMENTO NO HOSPITAL. ATÉ O MOMENTO, SEM RESPOSTA PELA SEMSA.


A CÂMARA DE VEREADORES REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE RETORNAREM OS ATENDIMENTOS DE SAÚDE NAS UBS’S PARA DESCENTRALIZAR O HOSPITAL E PARA GARANTIR O DIREITO À SAÚDE DOS PACIENTES QUE ENCONTRAM-SE ISOLADOS NAS COMUNIDADES E SÃO OBRIGADOS A SE DESLOCAREM PARA ÁREAS CENTRAIS DO MUNICÍPIO – ESTES QUE, MUITAS VEZES NÃO DISPÕEM SEQUER DE RECURSOS FINANCEIROS PARA PAGAR TRANSPORTE – VISTO QUE EM GERAL SÃO AUTÔNOMOS E NÃO PODEM TRABALHAR, NO MOMENTO, DEVIDO AO LOCKDOWN. ENQUANTO MUNICÍPIOS DO AMAZONAS AMPLIAM OS ATENDIMENTOS NA UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, NO IRANDUBAS AS UBS'S ESTÃO SENDO DESATIVAS!!! INCOERENTE!


A CÂMARA É A VOZ DO POVO! TEM CUMPRIDO SEU PAPEL DENTRO DE SUA COMPETÊNCIA E PRERROGATIVA; E VAI ATÉ OS ÚLTIMOS RECURSOS PARA SER OUVIDA E ATENDIDA, DENTRO DAQUILO QUE É POSSÍVEL E LEGAL, PARA GARANTIR A MANUTENÇÃO DA VIDA E DO BEM-ESTAR SE SUA POPULAÇÃO.


SEGUE EM ANEXO A ESTA PUBLICAÇÃO, OS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS NA SEMSA IRANDUBA.


A PRESIDÊNCIA E VEREADORES DA 10a LEGISLATURA

Nenhum comentário