últimas

Famílias com doentes em casa madrugam em fila para tentar comprar oxigênio em Manaus

 

Desde a tarde desta sexta (15) até a manhã deste sábado (16), famílias com doentes em casa permaneceram em uma fila, em frente a uma empresa privada fornecedora de oxigênio, para tentar comprar o produto. Porém, eles são informadas que a empresa aguarda reposição.

OXIGÊNIO: Entenda por que ele é tão importante para pacientes com Covid – e o que acontece quando ele falta

Crise do oxigênio no Amazonas: Entenda quanto falta e as ações para repor o insumo

SOLIDARIEDADE: Saiba como fazer doações para ajudar Manaus

Manaus enfrenta colapso no sistema de saúde por conta da falta de oxigênio nos hospitais, que estão lotados devido a um novo surto da Covid-19. Mais de 20 pacientes já foram transferidos a outros estados, mas a previsão do governo é enviar mais de 200.

O autônomo Osmir Magalhães está com o pai sendo tratado em casa. Ele conta que chegou na fornecedora às 13h desta sexta, e até a manhã deste sábado não conseguiu reabastecer os cilindros.

"Não dormi, não fui em casa, só me alimentei porque o pessoal da igreja tá vindo aqui, trazendo alimentos, água, sopa. Mas não 'arredei' o pé daqui. Quando chegam, dizem que não tem, nunca tem, mas chega carros privados e saem com cilindros", disse.

O gerente administrativo Richard Rodrigues trabalha em uma empresa médica que presta atendimento a domicílio. Ele esteve no local para comprar oxigênio, mas também não conseguiu.


"Já estamos na fila há mais de 24h. Nossa empresa tem mais de 23 pacientes internados em casa, home care, com Covid. Eles estão falando que não tem gás de oxigênio, mas tem sim. De hora em hora você vê carro entrando, mas a população toda tá desorientada sem saber o que fazer", relatou.

Nenhum comentário