Cosama implementa o Siged na capital e nas agências do interior do estado - AMAZON NEWS NO AR

Cosama implementa o Siged na capital e nas agências do interior do estado

 


A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) implementou nesta segunda-feira (04/01) o Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) em sua sede e nas 14 agências presentes no interior do estado. O novo sistema irá proporcionar celeridade, autonomia e transparência para autuação, produção e tramitação de processos administrativos eletrônicos na Companhia.

 

A modernização dos processos administrativos da Cosama acontece por determinação do governador do Amazonas, Wilson Lima, com a finalidade de deixar mais eficiente e transparente o processamento de documentos, com a substituição dos processos físicos por eletrônicos, eliminando o uso de papel dando mais segurança na tramitação.

 

Segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle, a implantação do Siged é um avanço importante, pois melhora e simplifica os trabalhos internos e a comunicação entre os setores e outros órgãos do Estado.

 

“A Cosama inicia o ano de 2021 se modernizando ainda mais. Implantar e utilizar o Siged é uma maneira clara que a empresa está avançando, pois o sistema é didático e rápido, pontos esses que fazem diminuir a burocracia e melhoram a prestação de serviços internos, refletindo ao público externo e principalmente deixa mais transparente nossa atuação”, afirmou Valle.

 

Para a coordenadora responsável pela implementação do sistema na Companhia, Adriana Simas, o Siged, ao substituir o Sproweb, proporciona agilidade no manuseio processual, celeridade na tramitação e economia de papel e de tempo.

 

“O novo sistema visa a melhorar o desempenho das atividades e deixar mais ágil o fluxo dos processos. Exemplo disso é que antes, no Sproweb, tínhamos que abrir várias abas de forma individual, uma por uma, para execução das atividades. Agora, com o Siged, serão atividades concomitantes, e por ser totalmente eletrônico, não vai ser mais necessário fazer o despacho do processo fisicamente. Nesse momento, tudo será feito de forma digital”, disse Simas.

 

A assessora de Relacionamento Institucional, Ana Paula Sena, que já usou o sistema, afirma que as ferramentas são práticas e dinâmicas, e vão facilitar o envio dos documentos das agências do interior para a capital.

 

“Um dos principais desafios das agências do interior era o envio de documentos até a capital, agora fica mais fácil e rápido na parte das solicitações dos pedidos e o retorno de resposta da sede administrativa, pois eles vão acompanhar passo a passo onde estão os processos”, declarou Sena.

 

Economia – Segundo dados da Gerência de Compras da Cosama, a estimativa é que nos três primeiros meses seja reduzido em até 60% o uso de papel para impressão na Companhia, gerando uma economia equivalente a R$ 6 mil em relação ao ano passado. A meta é que, até o fim do ano de 2021, seja tudo digitalizado.

 

O Siged foi instituído pelo Governo do Amazonas por meio do Decreto Estadual nº 42.727, no dia 8 de setembro de 2020, como sistema oficial da administração pública direta e indireta. 

 

FOTO: Felipe Monteiro/Cosama 

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama): Filipe Augusto dos Santos da Silva (99209-0078).

Nenhum comentário