últimas

Em comemoração ao aniversário de Beruri, Sejusc realiza ações voltadas ao público PcD

 Atividades iniciam nesta quinta-feira (10/12) com solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiênciahttp://A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, realiza a partir desta quinta-feira (10/12) uma mobilização social de atendimento ao público PcD de Beruri, município distante 249 quilômetros de Manaus, que completa no primeiro dia do evento 39 anos de fundação.

 

As ações no município vão acontecer até a sexta-feira (11/12), das 8h às 17h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua José Amorim, no Centro, e tem como finalidade realizar serviços de cadastro de pessoas com deficiência e medição de cadeira de rodas, solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, solicitação de Passe Legal e Passe Livre, além de emissão de 1ª e 2ª via de Certidão de Registro Geral (RG).

 

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, diz que a ação tem importância significativa para a população do interior, pois leva acessibilidade e inclusão a zonas mais afastadas da capital. Segundo ele, a inclusão é uma das pautas primordiais da gestão do governador Wilson Lima.

 

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, afirmou que o evento ajuda a ampliar o conhecimento da população do interior sobre os serviços da Sejusc voltados ao público PcD.

“As ações acontecem para oferecer um serviço completo para pessoas com deficiência. É muito importante ações nos municípios, porque, além de conseguirmos atualizar o banco de dados de pessoas que necessitam dos nossos serviços, nós também conseguimos oferecer uma ação conjunta, pois um serviço está diretamente ligado ao outro. Por exemplo: se uma pessoa vai emitir uma carteira PcD, mas não tem o RG, ela pode solicitar o documento conosco”, disse a secretária, que receberá a comenda “Ordem do Mérito Legislativo”, instituída pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que homenageia personalidades importantes pelos serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

 

Documento - Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) podem solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, situado na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

 

Cadeira de rodas – A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de Análise Social do Núcleo PcD ou através do contato (92) 98483-5963. Nele, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.

 

FOTOS: Raine Luiz/Sejusc

Nenhum comentário