Joana Darc destaca benefícios para PCDs com regulamentação da Carteira da Pessoa com Deficiência - AMAZON NEWS NO AR

Joana Darc destaca benefícios para PCDs com regulamentação da Carteira da Pessoa com Deficiência


 

A parlamentar apontou o Amazonas como um dos primeiros estados do Brasil a regulamentar o documento

 

 

 Na manhã desta quinta-feira (22) foi assinado o decreto que regulamenta a Carteira de Identificação para a Pessoa com Deficiência (Cipcd) no Amazonas. A carteira irá substituir o laudo médico e vai garantir acesso prioritário a diversos serviços públicos e privados. A deputada estadual Joana Darc (PL) destacou os benefícios que serão alcançados com o documento. “Estamos a frente de muitos estados do Brasil, Com essa carteirinha as pessoas com deficiência terão mais acessibilidade e não precisarão mais passar por constrangimentos e andar cheio de papéis para provar sua deficiência. Essa carteira vem dar um pouco mais de condição e vem auxiliar mais ainda essas pessoas, este é um sonho antigo dessas famílias”, ressaltou a deputada.

 O documento dará prioridade de acesso de PcDs a diversos serviços públicos e privados. A parlamentar, é autora do requerimento que pediu celeridade na implementação e regulamentação da Cipcd no Amazonas.

 O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Willian Abreu destacou o empenho da parlamentar para que as carteiras da pessoa com deficiência pudessem sair do papel com mais celeridade. "O suporte da deputada foi fundamental para que conseguimos acelerar o processo de regulamentação das carteiras da pessoa com deficiência. Esse é mais um mecanismo do órgão para fortalecer o Estatuto da Pessoa com Deficiência", ressaltou o secretário.

 Por indicação da deputada Joana Darc, os interessados em ter a carteira poderão fazer a solicitação  por meio do aplicativo Sasi. "Pensando na dificuldade de locomoção de muitas dessas famílias, propus ao Governo que os cadastros dessas pessoas sejam feitos por aplicativo. Este cadastro também irá possibilitar ter dados específicos sobre a real quantidade de pessoas com  deficiência no estado", explicou a parlamentar.

 As inscrições também poderão ser realizadas de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dep. Joana D’arc

Foto: Divulgação

Nenhum comentário