Novo ‘Espaço do Consumidor’ é entregue para população no PAC Leste, em Manaus
Posto conta
com serviços do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e do Instituto de
Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM)
Mais um “Espaço do Consumidor” foi inaugurado
na capital nesta sexta-feira (11/09). O local funciona na unidade de Pronto
Atendimento ao Cidadão Leste (PAC Leste), no Shopping Cidade Leste, na avenida
Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. O novo posto conta
com serviços do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) e do Instituto de
Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) para atender a população.
Os atendimentos acontecem de segunda a
sexta-feira, das 9h às 17h, no PAC. O “Espaço do Consumidor” do PAC Leste é o
segundo a entrar em atividade com serviços de atendimento ao consumidor.
Atualmente, o espaço está em atividade no PAC Parque 10, no Shopping Parque 10
Mall, zona centro-sul de Manaus.
O secretário William Abreu, titular da Sejusc,
explica que o PAC Leste já oferece serviços de emissão de 1ª e 2ª via de RG,
sendo uma das 13 unidades que auxiliam os cidadãos. Ele acrescenta que a
parceria entre os órgãos deve descentralizar as atividades nas sedes do
Procon-AM e do Ipem e se aproximar ainda mais das pessoas.
A coordenadora dos PACs, Katianne Almeida,
acredita que o “Espaço do Consumidor” vai desafogar as demandas da zona leste,
a mais populosa de Manaus. “É o segundo posto inaugurado. O primeiro foi
inaugurado no PAC Parque 10 onde dentro de um mês registrou mais de 120
atendimentos. Esse novo espaço vai ser de grande valor para a população da zona
leste porque as pessoas virão em busca de seus direitos quando se sentirem
enganadas. É um posto mais próximo da população”.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM,
Jalil Fraxe, a ideia é que o projeto seja ampliado no futuro. "Nós
pretendemos estender esse projeto fantástico. O piloto foi inaugurado há um mês
no Parque 10 Mall, e esse é um desafio ainda maior, tendo em vista o grande
número populacional", afirma.
O titular do Procon-AM destaca ainda o
trabalho conjunto com o Ipem e a Sejusc, que torna os atendimentos os
consumidores mais céleres. "Temos órgãos de defesa do consumidor unidos
para que o consumidor não precise ir de um lugar para o outro para ter uma
resposta. Se você tiver um problema com o seu medidor de energia, o Ipem está
capacitado para fazer a perícia e você já faz a reclamação no Procon",
acrescenta.
O titular do Ipem-AM, engenheiro Márcio André
Brito, também comentou a parceria no Espaço do Consumidor e a importância de
levar esses serviços para locais além das sedes dos órgãos.
“A Sejusc, que detém a coordenação dos PACs, o
Ipem e o Procon, que são órgãos que trabalham diretamente com o Código de
Defesa do Consumidor, têm o objetivo de descentralizar os serviços. O Ipem quer
oferecer serviços como medidores de energia elétrica, pois existe uma demanda
muito grande de irregularidades nas contas de energia e água. A partir de
agora, os consumidores da cidade terão além da sede do Ipem, espaços do
consumidor para fazer a denúncia, onde o órgão irá retirar o equipamento, levar
para o laboratório e realizar a perícia, para ver se o aparelho está certo ou
errado”, explica.
Iniciativa
- A inauguração do "Espaço do
Consumidor" foi acompanhada por moradores da zona leste que estavam no PAC
para solicitar os serviços já existentes. O líder comunitário do Jorge Teixeira
4º etapa, Gelson Garcia, elogiou a iniciativa.
“Quem ganha é a comunidade. Esse serviço veio
em boa hora, porque temos muitas reclamações sobre a Manaus Energia, Água de
Manaus e outras empresas. Esse espaço do Procon e do Ipem nesse PAC vai
melhorar a vida da população em 100%, porque as pessoas não terão que se deslocar
para ir nas sedes dos órgãos para fazer uma reclamação. Aqui facilita não só o
trajeto, mas também a praticidade de ter dois órgãos no mesmo lugar. Parabenizo
pela atitude e por esse serviço que melhorará a vida dos consumidores”, disse.
Fonte: PROCON-AM
Foto: João Pedro Sales
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