Banco Central apresenta nova cédula de R$ 200
Nota tem coloração cinza e homenageia lobo-guará, ameaçado de extinção
O Banco Central apresentou nesta quarta-feira
(2) a nova cédula de R$ 200, que passa a ter valor legal imediatamente e começa
a circular conforme a demanda. Ao todo, serão disponibilizadas 450 milhões de
unidades da nota até o fim do ano.
Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto,
a introdução da nova cédula era fundamental para evitar um eventual
desabastecimento do papel-moeda frente ao aumento da demanda por dinheiro em
espécie desde o início da pandemia do novo coronavírus.
“O momento singular que estamos vivendo trouxe
os mais diversos desafios, e um deles foi um aumento expressivo na demanda da
sociedade brasileira por dinheiro em espécie. O aumento foi verificado no
Brasil desde o início da pandemia, mas não foi exclusividade do nosso país.
Outras nações viveram fenômeno semelhante. Em momentos de incerteza, é natural
que as pessoas busquem a garantia de uma reserva em dinheiro”, afirmou, durante
o discurso de lançamento do novo modelo.
A cédula de R$ 200 traz cores cinza e sépia
predominantes e homenageia o lobo-guará, animal típico da fauna do cerrado
brasileiro, e atualmente ameaçado de extinção. A nota tem o mesmo formato e
dimensões da cédula de R$ 20 (14,2cm x 6,5cm). A decisão de manter o formato,
segundo o BC, é para melhor adaptação aos caixas eletrônicos e demais
equipamentos automáticos que aceitam e fornecem cédulas de dinheiro.
“O Banco Central tem atuado durante todos
estes meses e tem conseguido fornecer cédulas e moedas de modo a atender às
necessidades da sociedade de forma adequada. Ainda assim, como estamos vivendo
um momento sem precedentes na história, não há como prever se essa demanda por
dinheiro em espécie continuará aumentando, e por quanto tempo. Esse momento,
com essas necessidades, se mostrou oportuno para o lançamento de uma cédula de
maior valor, cujo pré-projeto já existia desde o lançamento da segunda família
de cédulas, em 2010”, acrescentou Campos Neto.
Ao também justificar a necessidade da nova
cédula, a diretora de administração do BC, Carolina de Assis Barros, explicou
que a estimativa de papel-moeda projetada pelo Banco Central tornaria inviável
a reposição com a impressão de novas notas de R$ 100.
Segundo ela, os cálculos do BC, em análise
conservadora, estimavam a necessidade de um adicional de R$ 105,9 bilhões, em
valor financeiro, que precisaria ser gerado em um espaço de cinco meses. Isso
sem contar as encomendas de novas cédulas e moedas previstas para o ano, da
ordem de R$ 64 bilhões, também em valor financeiro.
“A Casa da Moeda do Brasil possui um parque
fabril dimensionado para as necessidades brasileiras conforme o padrão
histórico verificado até aqui. No entanto, a fim de gerar maior volume
financeiro em menor espaço de tempo, imprimir cédulas de R$ 100 não seria uma
alternativa factível, pois a capacidade de produção da referida denominação em
2020 já estava integralmente adquirida”, explicou a diretora.
Características
A cédula de R$ 200 é impressa em papel
fiduciário, que tem uma textura mais firme e áspera que o papel comum. Pelo
tato, é possível sentir um alto-relevo em algumas áreas da nota, como nas
legendas “Banco Central do Brasil” e “República Federativa do Brasil”, nos
numerais impressos na frente e no verso, na faixa vertical de folhas, nas
flores e no fruto, na efígie da República (frente) e no lobo-guará (verso).
Sob luz ultravioleta, é possível enxergar o
número 200 na frente e a numeração vermelha do verso aparece na cor amarela.
Além disso, pequenos fios coloridos se tornam visíveis. Ao colocar a nota na
altura dos olhos, na posição horizontal, é possível ver o número 200 sob o
desenho de um arbusto, no canto direito inferior da cédula, em sua face
frontal.
A marca-d'água da nova cédula permite
visualizar, se colocada contra a luz, a figura de um lobo-guará e o número 200,
em tons que variam do claro ao escuro. Também ao posicionar a cédula contra a luz, o
fio de segurança fica visível, próximo ao meio da nota.
A partir de hoje e até o final de setembro, o
governo federal vai veicular uma campanha publicitária de apresentação da nova
cédula de R$ 200 nos meios de comunicação e na internet.
Fonte: Agencia Brasil
Foto: Raphael Ribeiro
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