Imprensa Oficial relembra o Castelinho no Dia Nacional do Patrimônio Histórico - AMAZON NEWS NO AR

Imprensa Oficial relembra o Castelinho no Dia Nacional do Patrimônio Histórico








 Desde 1998, o dia 17 de agosto é dedicado ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) destaca o Castelinho, nome popularmente conhecido, porque é considerado um patrimônio Histórico do Estado. Mas o nome oficial é ‘Palacete Guabiraba’, uma construção bastante imponente e localizada em uma rua movimentada do Centro Histórico de Manaus, Rua Leonardo Malcher, que foi o segundo endereço da Imprensa Oficial do Amazonas, um ano depois de sua fundação. O primeiro endereço foi na Avenida Sete de Setembro, onde fica o atual Banco Bradesco, no Centro de Manaus, no dia 31 de agosto de 1892.


 História

 O nome do Castelinho é uma homenagem a Pedro Guabiraba, Promotor Público, Chefe de Polícia da capital e seu primeiro proprietário no início do século passado. As referências mais antigas de sua construção são de 1911.

 Posteriormente, em 1913, conforme as referências mais antigas (Jornal do Commercio, 02/08/1913), o Palacete Guabiraba passou a funcionar como Colégio Nossa Senhora de Nazaré, da professora Elvira de Paula Gonçalves e, mais tarde, de Maria Theodora Gonçalves Angarita. Além de escola, o prédio também era residência da família Paula Gonçalves.

 Em 1957, no Governo de Plínio Ramos Coelho, foi adquirido para funcionar como sede da Imprensa Oficial do Estado. Para receber o maquinário necessário para o funcionamento, foi construído um pavilhão na parte de trás do prédio, com a entrada pela rua Doutor Machado, que funciona há mais de seis décadas como sede desse órgão.


Fonte e Foto: Divulgação

Nenhum comentário