Escolas do ensino médio obedecem protocolo de prevenção à Covid-19, diz FVS-AM - AMAZON NEWS NO AR

Escolas do ensino médio obedecem protocolo de prevenção à Covid-19, diz FVS-AM







Equipe técnica da FVS-AM visitou escolas que sediam aulas presenciais



 As escolas estaduais de ensino médio, em Manaus, estão cumprindo todos os critérios do protocolo de prevenção à Covid-19 estabelecido pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e, por isso, estão aptas a manter as aulas presenciais, retomadas no último dia 10. A constatação foi feita por técnicos da FVS, que realizaram visitas às escolas durante a primeira semana de aulas. 

 Os técnicos do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa/FVS-AM) e do Núcleo de Educação em Saúde (NES/FVS-AM) visitaram as 118 escolas do ensino médio gerenciadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), no período de 10 a 18 de agosto, e aplicaram um questionário para avaliar as ações implantadas nas instituições de ensino.

 De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a visita ocorreu para garantir a manutenção das medidas de prevenção adotadas, em que se pode observar o cumprimento das determinações. “Foi evidenciada a adoção do protocolo com as medidas de segurança sendo seguidas”, avaliou.

 O gerente de Serviços de Saúde da Devisa/FVS-AM, Marco Pinto, apontou que a equipe técnica obteve as análises a partir do método da observação e coleta de informações escritas. “As visitas foram baseadas em um questionário semiestruturado no protocolo que a Seduc já tinha pactuado com as unidades escolares”, disse.  

 Avaliação - Entre os itens inspecionados nas escolas, a equipe técnica monitorou ações para evitar a aglomeração da comunidade escolar, como marcação no chão e saídas alternadas das turmas de alunos; também foi analisado o uso obrigatório de máscara pelo corpo docente, discente, equipe pedagógica, merendeiros e terceirizados.

 A avaliação também evidenciou adoção do fornecimento de máscara a todos os usuários da escola; troca de máscara durante os turnos de aulas; ciência das orientações sobre a forma de contágio e das medidas de prevenção; disponibilidade de material informativo (cartazes e folders) de prevenção à Covid-19 afixados nas dependências escolares; ciência da necessidade de que não haja compartilhamento de objetos pessoais; aumento da quantidade de pias para higienização das mãos; disponibilização de sabonete líquido, papel toalha, dispensadores de álcool gel 70%, lixeira com tampa acionada por pedal; ambientes limpos e organizados com desinfecção de maçanetas, corrimões e outras estruturas.

 Ainda entre os itens analisados estão o aumento na frequência da rotina de limpeza; orientação para troca de ar nas salas com climatização artificial (ar-condicionado); uso de copos ou garrafas para utilização em bebedouros; oferta de copos descartáveis; mensuração de temperatura na chegada dos integrantes da comunidade escolar; além de orientações para casos suspeitos.

 Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a Vigilância Epidemiológica, e atua na linha de frente, no combate à pandemia de Covid-19 no Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.



Fonte: FVS
Foto: Publicação

Nenhum comentário