Em Careiro da Várzea, Governo do Estado realiza ações de incentivo à produção e comercialização agrícola - AMAZON NEWS NO AR

Em Careiro da Várzea, Governo do Estado realiza ações de incentivo à produção e comercialização agrícola

Idam no município realizou entrega de sementes e assinatura de cadastros de agricultores no PAA 2020/2021

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado (Idam) em Careiro da Várzea, distante 25 quilômetros de Manaus, realizou a entrega de 300 quilos de sementes de milho e a assinatura de 11 cadastros de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-2020/2021), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

As ações realizadas no final de julho beneficiaram 38 agricultores familiares de cinco comunidades atendidas pelo Projeto Prioritário do Idam para cadeia produtiva do milho e feijão e outros 11 produtores de culturas agrícolas de duas comunidades rurais.

De acordo com a gerente do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, as entregas dessas sementes são para produção de milho verde (espiga) e são da variedade BRS 4157.
“Com esse incentivo, a estimativa é que sejam produzidas cerca de 60 mil espigas com uma produtividade de 4 mil unidades por hectare. Esse projeto do Idam é para incentivar o aumento da produção, e a expectativa é que o município disponha de uma área plantada de 240 hectares e uma produção média de 960 mil espigas nesta safra”, destacou.

Segundo Alcelene, o plantio de milho para produção de grãos também está sendo incentivado na região. A ideia é produzir o milho para ser utilizado na alimentação do rebanho bovino e bubalino do próprio município. Além disso, a mecanização agrícola precisa ser adotada para que os trabalhos de aração, adubação e plantio sejam realizados com rapidez e eficiência.

A entrega de sementes foi realizada nas comunidades São Lázaro/Costa do Curuçá, São Francisco/Curarizinho e Monte das Oliveiras/Curuçá. Já as assinaturas de cadastros para participação no PAA foram nas comunidades Divino Espírito Santo do Curari Grande e São Lázaro da Costa do Curuçá.


Na localidade, os agricultores que cultivam couve, coentro, jambu, feijão de metro, cebolinha, pepino, alface, melancia, milho verde, abobrinha, batata-doce e jerimum pretendem comercializar toda essa produção para o PAA.

Incentivo à produção – O município recebeu, recentemente, o auxílio de uma plantadeira de três linhas, cedida pelo Idam, que irá beneficiar 12 agricultores da localidade do Cambixe. Esses agricultores irão iniciar o plantio de milho em grão e verde neste mês de agosto, em uma área de 100 hectares com estimativa de produção de 300 toneladas de grãos por safra.

FOTOS: Divulgação/Idam

Mais informações: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam): Renata Magnenti (99178-5486).

Nenhum comentário