Titular da Susam participa de reunião com secretários de saúde dos Estados e ministro Nelson Teich - AMAZON NEWS NO AR

Titular da Susam participa de reunião com secretários de saúde dos Estados e ministro Nelson Teich

A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, participou, na tarde desta terça-feira (05/05), de uma videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e com a equipe técnica do Ministério da Saúde (MS). A reunião aconteceu durante sessão do Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass) e contou com a participação de secretários de Saúde de todos os Estado brasileiros e Distrito Federal.

Durante a reunião, foram apresentadas ao ministro e ao secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello, as questões mais urgentes que os Estados vêm enfrentamento na contenção da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país.

O presidente do Conass, Alberto Beltrame, secretário de Saúde do Pará, destacou a necessidade de auxílio imediato aos Estados na aquisição de respiradores, habilitação de novos leitos, envio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), kits de testagem e abertura de novos laboratórios para realização de testes PCRs.

De acordo com o ministro Nelson Teich, o Governo Federal está comprometido em atender, de forma rápida e eficiente, as demandas apresentadas pelos governos estaduais.

“Existe hoje (no ministério) um foco total na entrega, execução e eficiência. Esse planejamento tem sido feito da forma mais rápida possível, mas existe uma limitação de fazermos na velocidade que gostaríamos, em virtude de uma limitação que o mundo se contra hoje”, disse Teich.

O secretário executivo do ministério, general Eduardo Pazuello informou que o Governo tem encontrado dificuldades em adquirir o número suficiente de respiradores e, por isso, tem priorizado o envio dos equipamentos aos locais com maior impacto nacional. Sobre EPIs, ele explicou que aquisição e distribuição permanecerão sendo realizadas.

A secretária Simone Papaiz ressaltou que o encontro foi importante para que Estados e Ministério da Saúde mantenham o diálogo, norteando as decisões que precisam ser tomadas. “É um momento muito crítico da nossa nação e é com coragem que vamos passar por isso. As dificuldades não são apenas da esfera federal, mas a união vai nos fazer superar esse momento. É hora de alinharmos as nossas ideias e conhecimentos”.

Testes - Durante a reunião, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, também informou que, nas próximas semanas, devem chegar ao país cerca de 50 milhões de swabs e 25 milhões de tubos para a realização de testes para a detecção de casos de coronavírus.

Trabalho compartilhado - Outro ponto abordado durante a reunião foi a necessidade de redefinir a forma de distribuição dos recursos federais destinados aos Estados para o enfrentamento da pandemia, principalmente devido ao fato de que, hoje, os Estados são quem arcam com a maior parte das despesas e investimentos.

Tal situação acontece no Amazonas, por exemplo, em que as duas unidades de saúde de referência no tratamento ao Covid-19 são estaduais, além das demais unidades que têm realizado atendimento aos pacientes também serem administradas pelo Governo do Amazonas.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM

Nenhum comentário