Carta enviada por Wilson Lima à ONU ganha apoio de governadores de países amazônicos - AMAZON NEWS NO AR

Carta enviada por Wilson Lima à ONU ganha apoio de governadores de países amazônicos

Técnicos da Sema e dos demais integrantes da GCF vão alinhar estratégias para captação de recursos

A carta encaminhada à Organização das Nações Unidas (ONU) pelo governador Wilson Lima, na condição de presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês), ganhou apoio do governador regional de Madre de Dios, no Peru, Luis Guillermo Hidalgo Okimura, integrante da Comunidade Regional da Amazônia, que reúne governadores de cinco estados da Amazônia internacional, mais o Amazonas.

O apoio foi manifestado durante videoconferência, na terça-feira (12/05), com a participação de Wilson Lima, Luis Guillermo, a secretária-executiva da GCF Task Force, Colleen Scanlan-Lyons, e o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira. A reunião teve como objetivo tratar do combate ao novo coronavírus e do apoio às comunidades tradicionais e ribeirinhas.

“Nós temos uma preocupação muito grande com o avanço do vírus para o interior do estado e, em especial, para as comunidades mais vulneráveis, indígenas e ribeirinhas. Então, estamos trabalhando no sentido de buscar apoio nas mais diversas frentes, e agora com o reforço dos governadores de estados da Amazônia Internacional”, afirmou o governador.

Durante a reunião, o governador regional de Madre de Dios demonstrou apoio à carta enviada pelo governador Wilson Lima à ONU. Ele integra a Comunidade Regional da Amazônia, que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana, com uma abordagem intercultural para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos amazônicos, por meio da integração econômica, da conservação da biodiversidade e da promoção da diversidade cultural da Amazônia. Fazem parte da Comunidade Regional da Amazônia os estados de Loreto, Amazonas, San Martín, Ucayali, Huánuco e Madre de Dios.

“É extremamente importante a manifestação do governador Hidalgo, do Peru, porque ele também é representante de uma unidade que é como se fosse um consórcio de outros governadores ligados à rede GCF. Então, esse é um apoio que reforça ainda mais a urgência e a importância da manifestação que o governador Wilson Lima fez à ONU e a preocupação com os povos indígenas e as comunidades tradicionais do estado”, explicou Eduardo Taveira.

Wilson Lima é o atual presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, que reúne 38 governadores de 10 países que possuem regiões de floresta.

“A comunidade internacional, naturalmente vários países sofrem também com a pandemia, mas há necessidade de uma união de esforços, assim como há para o trabalho de preservação da floresta. Em uma região tão complexa como a nossa, que tem problemas em áreas remotas, populações indígenas, populações tradicionais e assentamentos rurais, é preciso agir rápido”, acrescentou o governador.

A partir da reunião desta terça-feira, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas, dos demais estados que possuem regiões de floresta, da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, vão alinhar as ações a serem de desenvolvidas e as estratégias para captação de recursos.

Carta – Na carta endereçada à Organização das Nações Unidas (ONU), via Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, Wilson Lima tratou da necessidade de uma mobilização internacional no apoio e captação de recursos visando o fortalecimento do sistema de saúde nas regiões de floresta tropical durante o combate ao novo coronavírus.

No documento, o governador pediu uma ação conjunta internacional para a proteção das populações mais vulneráveis à pandemia em áreas de floresta, como o Amazonas, que abriga povos indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhas.

FOTO: Divulgação/Secom

Nenhum comentário