Anjos da Saúde’ amplia serviço de atendimento psicossocial em unidades da rede estadual de saúde, em Manaus - AMAZON NEWS NO AR

Anjos da Saúde’ amplia serviço de atendimento psicossocial em unidades da rede estadual de saúde, em Manaus


Projeto conta com profissionais de diversas áreas oferecendo apoio psicológico e social às famílias de pacientes e profissionais da saúde

Diante da pandemia do novo coronavírus, a rede estadual de saúde precisou aumentar diversas demandas tanto de profissionais quanto de equipamentos médicos. Nesse cenário, outro serviço que viu a demanda subir consideravelmente foi o de atendimento psicossocial. Desde informações aos familiares, até atendimento psicológico a profissionais, o ‘Anjos da Saúde’ é um projeto do Governo do Amazonas que busca dar suporte a esse tipo de atendimento dentro e fora das unidades.

O projeto, que seria lançado no início de maio deste ano, foi antecipado para o mês de abril por conta da pandemia. Ao todo, 39 profissionais, entre assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham dando reforço ao atendimento interno e nas tendas de triagem externas, que foram implantadas nas unidades de saúde para organizar o fluxo de pacientes na rede.

“O projeto Anjos da Saúde foi idealizado pelo Governo do Estado através de uma pesquisa junto à população. Dentro dessa pesquisa, foi observado que precisaria tratar a população de forma mais humanizada, buscando um atendimento mais qualificado dentro das unidades. Através desse projeto a gente tá buscando fazer esse acolhimento, tratar de forma humanizada as pessoas que estão procurando as unidades”, afirmou a gerente do ‘Anjos da Saúde’, Neila Corrêia.

Os profissionais atuarão 24 horas nas unidades de saúde, ouvindo diretamente dos usuários quais suas necessidades e dificuldades e informando à gestão superior para a tomada de decisões rápidas que possam melhorar o atendimento na ponta.
A população vai encontrar as equipes do projeto na área de Assistência Social dos HPS João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo. Em outras unidades, eles estarão presentes dos Serviços de Pronto Atendimento do Alvorada, Danilo Corrêa, Coroado e Zona Sul.

Tratamento humanizado - O grupo de ‘Anjos’ procura melhorar o serviço ao usuário na ponta, por meio do monitoramento dos atendimentos e dos serviços oferecidos nas unidades.

A dona Juranilce Gomes, de 47 anos, está com o filho, de 19 anos, internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Ela disse ter precisado resolver um problema em cartório e foi orientada na assistência social do hospital pela equipe dos ‘Anjos da Saúde’.

“Eu vim me informar com ela [atendente do Anjos da Saúde] para eu pedir uma autorização pra eu ir ao cartório resolver um problema fora e depois eu voltava e ela me autorizou. Eu fui orientada e me explicaram tudo direitinho, eu vim com a assistente social e ela resolveu o meu problema e graças a Deus estou sendo bem atendida, até no momento estou sendo bem atendida”, disse.

Atendimento psicológico - Durante a pandemia do novo coronavírus, aumentou a demanda por atendimentos psicológicos a familiares e profissionais da saúde. Abatidos com o cenário da pandemia, milhares de pessoas, que estão na linha de frente do combate precisam manter e cuidar da saúde mental.
O psicanalista contratado pelo projeto ‘Anjos da Saúde’, Inácio Ferreira, afirma que familiares que perdem seus entes queridos e profissionais da linha de frente são os mais afetados psicologicamente e precisam de um amparo, como o que o projeto oferece.

“A gente trabalha com aconselhamento e também ajudando elas neste momento de transição, que é o que o hospital aqui faz. Também trabalho com a parte dos médicos e dos demais profissionais de saúde, ajudando neste processo onde a realidade de quem trabalha na frente de combate é muito dura. Então, toda essa carga emocional que os profissionais estão enfrentando todos os dias e a gente, como Anjos da Saúde, estamos procurando estar à disposição para ajudá-los neste momento, para que eles tenham equilíbrio e, principalmente, paz emocional para poder continuar fazendo o que já fazem com tanta maestria”, afirmou o profissional.

Fotos: Arthur Castro/Secom

Nenhum comentário