O novo fluxo de consultas e procedimentos ambulatoriais na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) teve início nesta quarta-feira (08/04). O principal objetivo é garantir segurança aos usuários, oferecendo atendimento adequado e evitando aglomerações na unidade de saúde. As medidas buscam evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) entre os pacientes da Fundação.
A partir desta quarta-feira, quando houve a reorganização das consultas, todos os pacientes e acompanhantes que adentram a Fundação passam antes por uma triagem ambulatorial, onde são verificadas temperatura e se há sintomas gripais, como febre e tosse. Os pacientes que tiverem indícios de gripe serão encaminhados ao serviço de Urgência da FCecon para verificação. Já os acompanhantes que apresentarem sinais de gripe vão ser orientados a buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Estão sinalizadas ainda entrada e saída do salão ambulatorial. Pacientes e acompanhantes que adentram a Fundação Cecon também recebem um adesivo que indica com nome e cor o serviço que farão na instituição, como consultas, quimioterapia e coleta de sangue.
Segurança – Na avaliação da diretora administrativo-financeira da FCecon, Nilda Maria da Silva, o novo fluxo de atendimento no Ambulatório busca garantir segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. “Estamos adotando essas medidas dentro desta pandemia, como a triagem ambulatorial, para garantir segurança a todos os pacientes e acompanhantes. É uma ação nova e pedimos que os usuários fiquem atentos e sigam as orientações e sinalizações”, afirmou.
Uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, seguranças e assistentes sociais está orientando a população sobre o novo fluxo.
Estrutura – Também foram colocadas tendas cedidas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA). Os locais servirão para que os pacientes aguardem a entrada no Ambulatório, quando necessário. As ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCCAM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) estão apoiando a ação com a estrutura, como ventiladores industriais e banheiro químico, além de pessoal que auxilia na orientação ao público. As organizações também estão doando álcool em gel aos pacientes.
Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia ocorrem normalmente, e os pacientes também passam pela triagem ambulatorial antes de adentrar os setores. As consultas na Oncologia Clínica e na Terapia da Dor também ocorrem normalmente. O serviço de Urgência da FCecon continua funcionando 24 horas por dia, em sua totalidade.
FOTOS: Laís Pompeu/FCecon
Tags
Saúde