Em Manaus, os casos de roubo e furto de veículos caíram em 2019 e chegaram ao menor patamar dos últimos quatro anos. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os roubos registraram redução de 20,8%, e os furtos, de 12,6%, na comparação com o ano de 2018.
Ao todo, foram registrados 2.438 roubos e 1.972 furtos de veículos na capital. É o menor número de casos para o crime desde 2015. Com operações intensificadas na capital, as polícias recuperaram 2.499 veículos. Só a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) prendeu 200 criminosos envolvidos nos crimes de roubo, furto e receptação de veículos.
“Um pilar é voltado para a repressão ao caso de desmanches de veículos. Outro pilar foi o de investigação de organizações criminosas com pessoas que se mantêm, inclusive, em sistemas penitenciários. E também existe uma área de repressão que diz respeito àqueles envolvidos no sistema de clonagem de veículos”, afirmou Túlio.
Na Polícia Militar, algumas das ações se deram por meio das tropas especializadas. Segundo o subcomandante da Rocam, capitão Kaio Rodrigo, operações e rondas de policiamento ostensivo foram intensificadas em zonas com registros acentuados de tráfico de drogas, e naquelas com maior registro dos crimes de roubo e furto.
Produtividade – A DERFV concluiu 154 inquéritos e registrou 75 termos circunstanciados de ocorrência (TCO), em 2019. Ao longo do ano, várias operações foram realizadas pela Polícia Civil. Cinco foram as de maior impacto, na avaliação do delegado Cícero Túlio.
FOTOS: Divulgação/SSP-AM
Tags
trânsito