Bumbás Corajoso e Tira-Prosa agora são patrimônios imateriais da cultura do Amazonas

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, no início da tarde desta quarta-feira (10), projeto de lei de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (PP) que tornou os bumbás Corajoso e Tira Prosa, do município de Fonte Boa, patrimônios culturais, de natureza imaterial, do Estado do Amazonas.
De acordo com o líder do PP no Legislativo Estadual, o projeto tramitou desde o segundo semestre do ano passado, submetido ao crivo das comissões técnicas da Casa. Ontem, em sessão presidida pelo deputado Josué Neto (PSD), a propositura constou da pauta de 32 matérias postas à votação no Plenário Ruy Araujo, sendo aprovada de forma unânime pelos parlamentares presentes à reunião.
Conforme Belarmino, a transformação dos bumbás fonteboenses em patrimônios culturais do Estado faz justiça às grandes manifestações  folclóricas do Baixo, Médio e Alto Solimões, entre as quais os bois se destacam.
“Essa alta distinção certamente vai impulsionar o turismo em Fonte Boa, atraindo muito mais público para o Festival Folclórico do município, minha terra natal”, afirma o parlamentar progressista, argumentando que há décadas o evento é um dos maiores destaques das festividades culturais do Alto Solimões.
O Bumbá Corajoso é denominado Agremiação Folclórica Boi-Bumbá Corajoso, oriundo do bairro Cidade Nova, nas cores azul e branco, e rivaliza com a Associação Folclórica Cultural de Fonte Boa Boi Bumbá Tira-Prosa, com raízes no bairro Cidade Velha, nas cores vermelho e branco.
.................
Deputado Estadual Belarmino Lins – PP
Assessoria de Imprensa
J Taketomi – 99223 6343

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem