SSP-AM entrega 200 novas viaturas tracionadas para policiamento em regiões de difícil acesso no interior


Amazonas | Os 61 municípios do interior do Amazonas serão contemplados com a entrega de 200 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Os novos veículos vão beneficiar as sedes municipais e as regiões onde há dificuldade de acesso. As viaturas serão apresentadas em cerimônia que ocorrerá nesta sexta-feira (28/09), na avenida Itaúba, Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.


Com esta etapa, o Governo do Amazonas totalizará 888 viaturas entregues para reforçar o trabalho policial em todo o Estado, desde outubro do ano passado. A renovação e ampliação de viaturas policiais permite melhorar o combate e a prevenção da criminalidade. O interior também recebeu novos escrivães e investigadores da Polícia Civil, convocados de concurso público.


De acordo com o secretário de Segurança, coronel Anézio Paiva, o planejamento do sistema incluiu também as medidas de valorização dos servidores, como a promoção de mais de 8,6 mil policiais e bombeiros militares, além do reajuste da data base da Polícia Militar, pagamento do auxílio fardamento e o aumento no valor dos auxílios alimentação e moradia, que dobraram.


Além da entrega das viaturas no interior, este ano, as delegacias da Polícia Civil e os batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do interior do Amazonas passarão a ter manutenção regular, após sete anos sem reparos. Estão sendo destinados R$ 2,2 milhões para esta iniciativa. O serviço será mantido com orçamento próprio da SSP-AM e a recuperação começará pelas delegacias de Lábrea, Canutama, Uarini, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Manaquiri, Novo Aripuanã, Maraã e Autazes.


Comunidades rurais, indígenas e ramais do interior passarão a contar com condições de patrulhamento com a entrega de veículos. Cada um dos 61 municípios do interior receberão viaturas para a Polícia Civil e Polícia Militar. Da PM, além da viatura que ficará na sede municipal, a SSP está enviando carros para implantar ou reforçar o patrulhamento policial em 44 comunidades rurais.


Comunidades indígenas de Tabatinga - A SSP-AM implantou as rondas da Polícia Militar em três comunidades indígenas de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Desde o mês passado, duas viaturas foram encaminhadas para o trabalho das forças de segurança nas comunidades Umariaçu 1 e 2 e Belém do Solimões. Ainda esta semana, uma nova viatura, tipo picape, será enviada a cidade para a segurança na região indígena.


Segundo o responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras, tenente coronel Almir Cavalcante, o policiamento está sendo realizado pelo 8° batalhão da Polícia Militar (Comando de Fronteira Solimões) nas três comunidades indígenas, desde o mês passado. “Estamos atuando de forma mais ostensiva e integrada através das rondas e reuniões entre as polícias e os representantes das comunidades para ajudar as populações indígenas”, disse.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem