A primeira fase de implementação do Projeto "Barco Inteligente" foi concluída está semana com a implantação dos equipamentos de informática em todos os ambientes do convés inferior da UBS Fluvial, também foram realizados treinamento e capacitação dos profissionais que irão operar os equipamentos e sistemas.
Esse é um projeto executado em parceria da Prefeitura de Manacapuru com a Yonsei Univ. Biomedical Engineering/Wonju College of medicine da Coréia do Sul, BITCOMPUTER Inc. Catholic Univ. College of Medicine, FVS e UEA.
Na segunda fase serão feitos reparos na embarcação, na sinalização visual da UBS Fluvial e na terceira fase serão implantados os equipamentos médicos de última geração, entre eles, um aparelho de raio-x digital. A terceira fase se dará assim que a embarcação estiver apta para entrar em ação.
A UBS Fluvial foi encontrada pela gestão do prefeito Beto D'Angelo com dívidas junto ao estaleiro que a construiu, dívida essa de mais de 200 mil reais. A UBS Fluvial também se encontrava sem a documentação necessária da Marinha para navegar e sem habilitação junto ao Ministério da Saúde. A Prefeitura de Manacapuru já está tomando todas as providências para que a UBS Fluvial possa operar o mais rápido possível e assim beneficiar a população.