Prefeitura de Coari promove caminhada alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - AMAZON NEWS NO AR

Prefeitura de Coari promove caminhada alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes




A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS, realizou uma caminhada para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta quarta-feira, 18 de maio. A ação percorreu várias ruas da cidade com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e alertar à população sobre a necessidade de combater esse tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infantojuvenil.



O coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Jander Gomes, aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da participação de toda a sociedade na luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Temos que ficar atentos, prestando atenção a nossa volta para prevenir e/ou intervir na ocorrência de ameaças ou violações dos direitos das crianças e dos adolescentes. Se você perceber algo diferente, denuncie. Disque 100! Esse é um dever de todos nós”, destacou.



A "Caminhada e Apitaço Dia D 18 de Maio" começou na Praça do Estudante, no bairro Itamarati, e se encerrou na Praça da Matriz, Centro, com apresentações artísticas, discursos de autoridades e outras atividades ligadas ao tema. A ação contou com a participação das escolas, universidades, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil, além da Câmara Municipal, CREAS, Conselho Tutelar, dentre outras instituições da prefeitura e da sociedade civil. 


Além do movimento de hoje, as ações da Campanha Faça Bonito se estenderão até a próxima semana com palestras "18 de maio" nas escolas estaduais (nos dias 29 e 20), municipais (23, 24 e 25) e particulares (26). A programação tem por objetivo reforçar junto aos estudantes e professores a importância do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


Em Coari, vários profissionais atuam diariamente para proteger crianças e adolescentes, prevenindo ou atuando mediante a denúncias de violação sexual, contudo, é essencial que a população também colabore. Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100 e também pelo Disque 190 da Polícia Militar e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) ou, ainda, diretamente no Conselho Tutelar e  Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Nenhum comentário